edição 13 - 13 de setembro de 2001
Augusto Campos - brain@matrix.com.br
Na semana passada resolvi tirar breves férias aproveitando o feriadão de 7 de setembro, e por isto não tivemos edição da coluna. Mas esta semana estou compensando, com uma quantidade de softwares acima do comum!
O wmtheme, apesar do nome que parece indicar um aplicativo específico para o WindowMaker, é um gerenciador de temas para AfterStep, Blackbox, Enlightenment, GTK+, IceWM, Sawfish, Window Maker, Oroborus e xmms. Ele permite fazer o download (inclusive com suporte a proxies HTTP), instalar, ativar e remover os temas com facilidade. Existem outros aplicativos que gerenciam temas, mas este ganha de todos pela versatilidade.
O NFTP é um achado. Um cliente de FTP em modo texto, com interface inspirada no Norton Commander (a mesma do popular "mc"), cheio de recursos (incluindo mirror em qualquer sentido, continuar transmissões interrompidas, e muito mais. Infelizmente, não é um software livre - é shareware. Experimente também o cftp (Confortable FTP)
Se você usa o AudioGalaxy Satellite para buscar músicas na Internet, não deixe de conferir o 6's Spiffy AudioGalaxy Query Tool, que agiliza e facilita as suas buscas. Você continua precisando do Satellite para fazer os downloads em si (da mesma forma que quando você faz as buscas via browser). Ele acrescenta recursos, como o de pesquisar automaticamente todas as músicas de um determinado disco de um artista, e colocá-las na fila de download automaticamente. Vale a pena!
O DHCP Alert é um script em PHP, mas que executa diretamente a partir da linha de comando (ou da crontab), dispensando completamente o uso de browsers ou servidores web. Seu objetivo é bastante simples: mandar um e-mail para você sempre que o endereço IP atribuído à sua máquina mudar. Se o seu provedor de banda larga oferece IPs variáveis, e você mantém a sua máquina ligada permanentemente, a idéia pode ser útil. Embora isso possa ser facilmente implementado em um script shell comum, publico o link para atender aos que ainda não dominam a arte da programação shell ou similares.
O Pronto! é um cliente de e-mail GTK, feito em Perl. Cheio de recursos, suporta contas POP-3, formatos mbox e qmaildir, leitura de mail HTML, catálogo de endereços, filtros e muito mais. Veja os screenshots e experimente. Do outro lado da moeda, o POPa3d é um servidor POP-3 pequeno e (alegadamente) seguro.
O MON é um sistema de monitoração de serviços, que verifica continuamente os servidores da sua rede, de acordo com a configuração que você programar, e avisa você (ou executa comandos automaticamente) quando detecta falhas. Há suporte para a maior parte dos protocolos mais simples (pop, http, ftp, telnet) e alguns menos comuns (detectar se impressoras laser HP estão sem papel...), e você pode adicionar seus próprios monitores através de scripts.
O grepmail é genial: com um comando como grepmail -i ´palavras a procurar´ Mail/*, você localiza todos os e-mails que contenham a expressão desejada. Entretanto, diferente do comando grep tradicional, todo o conteúdo das mensagens que contenham a expressão é exibido - e não apenas as linhas. Nota dez.
O mesmo autor do grepmail (David Coppit) é o responsável por outro script inteligentíssimo apesar de simples: o findwaste. O que ele faz é calcular a média de idade dos arquivos de cada diretório do seu disco, bem como o seu tamanho - excelente para encontrar diretórios que já podem ser apagados, ou movidos para algum meio de armazenamento externo (fita, CD-ROM...) liberando espaço.
Para encerrar, uma contribuição do leitor Gilberto Nunes: "Quero indicar três jogos que acho muito bons. Eles podem ser pegos em tucows.matrix.com.br. 1 - AbuseSDL - jogo em terceira pessoa, com som, auto save, e usa o SDL. O jogo é pelo mouse,o que não tira a sua jogabilidade. Você é um agente, que tem como objetivo salvar a terra de máquinas destruidoras e assassinas. 2 - Orbit - jogo muito interessante, que utiliza o OpenGL. É no estilo de simulador de vôo espacial. Muito interessante mesmo. Eu recomendo. 3 -Rockndiamonds - Este é um arcade muito legal. Como som, e vários recursos de multimedia. Utiliza o esound System pro som." Obrigado, Gilberto!
O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.