edição 11 - 23 de agosto de 2001
Augusto Campos - brain@matrix.com.br
O SysWatch é uma alternativa para uma necessidade comum a todos os administradores de sistemas: saber o que está acontecendo nos seus servidores, com o mínimo de trabalho possível. Veja neste demo a quantidade de informações geradas em uma única página de browser: processos, filesystems, usuários e muito mais. Claro que há muitas outras maneiras de obter as mesmas informações, mas esta é interessante - principalmente se você limitar o acesso apenas às pessoas que podem ter algum interesse legítimo nestes dados.
O fwanalog também responde a uma necessidade comum: analisar os logs de firewall. E se a solução dele não é a mais elegante, certamente é bastante criativa: converter os logs do ipchains, iptables e ipf para um formato similar ao utilizado pelo Apache, e aí formatá-los usando o Analog, com direito a relatórios e gráficos! Veja também o exemplo.
Até os administradores de sistemas precisam de diversão. Eu já falei do Moon Lander antes, mas como ele atingiu a versão 1.0, merece nova menção. Um jogo simples e divertido, e esta implementação é bastante bonita.
Quase toda semana falo de algum software para gravação de CDs, e esta não vai ser exceção. O CDRX é um script Perl, com menus baseados em modo texto, que facilita todas as operações de gravação de CDs, manipulação de CD-RW e geração de imagens ISO. Veja as screenshots! Aproveite e visite também o site do Burncenter, no mesmo estilo.
Usuários do Mutt desejosos de experimentar ler seu e-mail com o Sylpheed (ou vice-versa) vão ficar felizes de saber que a versão mais recente do Mutt dá suporte a arquivos de e-mail no formato MH, utilizado pelo Sylpheed. Depois me contem o que acharam ;-)
Para fechar a semana, o browser Opera 5.05 para Linux, agora com suporte a Java e plugins como o Flash. Mas cuidado, esta versão é Beta!
O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.