A décima edição é mais uma sem tema definido. Nessas 10 semanas, concluí que o melhor de escrever esta coluna a cada 7 dias é que eu estou sempre tropeçando em novos softwares que me interessam, como o Instant Web Mail, que eu acabei de descobrir e já está em uso (mais detalhes abaixo).
Para começar a semana, que tal novas versões de visualizadores de imagens? O kuickshow é para KDE e tem todos os recursos que você poderia esperar de um programa deste tipo - veja a screenshot! O feh também tem uma lista de recursos impressionante, e usa a imlib2. O weblog do autor do feh é interessante e merece alguns minutos de atenção :) De qualquer forma, continuo preferindo o qiv.
O
lavaps é uma
aplicação incomum, e mais útil do que pode parecer à primeira vista: ele
mostra uma janela com pequenas bolhas coloridas, cada uma representando um
processo em execução na sua máquina. O tamanho das bolhas é proporcional ao
volume de recursos sendo utilizado pelo processo, e clicando na bolha você
tem acesso aos detalhes do processo, e pode até mesmo mandar sinais para o
mesmo - assim fica fácil descobrir quando o Netscape está prestes a engolir
toda a sua memória, por exemplo, de maneira intuitiva e visual. Se você se
interessou, veja também o gkrellm, já analisado
anteriormente.
O poing faz algo parecido, mas monitorando hosts da sua rede, e não processos. Ele permite visualizar de maneira prática o tempo de resposta de vários hosts (que você define, claro) ao longo do tempo, em uma tela de texto. Interessante.
O dialog é um velho conhecido. Ele permite criar interfaces avançadas (radio buttons, menus, textos com scroll, caixas de confirmação, etc) a partir de scripts shell, Perl ou de sua linguagem preferida, inclusive em modo texto. É muito fácil criar interfaces usando o dialog, e elas podem melhorar muito a usabilidade dos seus programas (acrescentando, por outro lado, uma dependência extra).
Se você gosta de baixar sites inteiros para o seu disco rígido, dê uma olhada no Getleft, que faz exatamente isso - além de converter todas as URLs absolutas para relativas enquanto faz o download. Claro que existem muitos> outros programas que fazem isto, mas este pareceu especialmente fácil de aprender a usar.
O IPDF cria arquivos PDF indexados a partir de arquivos texto. O formato PDF tem suas vantagens, e poder criar arquivos automaticamente pode ser muito útil.
Para completar a semana, um webmail POP que foi uma grande surpresa: ele é realmente FÁCIL de instalar. Descompactei, mudei as permissões de UM arquivo, editei o .htaccess, e pronto - ele estava funcionando. Requer apenas um servidor web capaz de rodar PHP. Visite o site do Instant Web Mail para os detalhes.
O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.