Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux in Brazil (Banda Larga )

Banda larga em Linux

Augusto C. Campos (brain@matrix.com.br)

Os provedores de acesso de banda larga se multiplicam pelo país, e as informações sobre suporte a Linux são esparsas e desencontradas: alguns provedores informam que seus serviços são incompatíveis com o Linux, outros simplesmente ignoram este sistema.

Quanto aos equipamentos, um problema similar: provedores informam que determinados adaptadores DSL só funcionam com Windows, quando a realidade é outra.

De fato, quando você opta por contratar um serviço com um provedor que não suporta o sistema operacional que você pretende usar, você está por sua própria conta. Entretanto, em vários casos o Linux funciona, apesar da ausência de suporte.

As 370 respostas coletadas e analisadas dão subsídios para que você possa escolher adequadamente o seu serviço e equipamento. Lembre-se de olhar os vários relatórios, incluindo o de problemas encontrados. Todos os relatórios estão organizados por tecnologia (DSL, Cable...), provedor, cidade e plano - o serviço prestado pelos provedores pode variar de cidade para cidade, portanto fique atento.

Cada um dos temas da pesquisa foi analisado separadamente. As análises são breves, e incluem apenas as respostas mais representativas. Um relatório com todas as respostas (sempre anônimas) de um determinado tema está disponível ao final de cada análise. É importante lembrar que estes dados foram analisados em agosto de 2001, e certamente mudarão com o tempo. Não preparei nenhum calendário de atualização, portanto leve em consideração este fato.

As respostas foram fornecidas pelos entrevistados, e não tenho como verificar a veracidade das mesmas. Lembre-se de confirmar as informações antes de tomar alguma atitude baseada nelas. Se detectar alguma incorreção, avise-me para que eu possa verificar a necessidade de corrigir.

Outros artigos

Publicamos anteriormente uma série de artigos sobre banda larga no Linux, ensinando a configurar diversos serviços. Confira:


Speedy (1)
Speedy (2)
Ajato
Virtua
ADSL Brasil Telecom
Firewall pessoal (kernel 2.4)
Firewall pessoal (kernel 2.2)
Acompanhamento com o MRTG
MRTG nos modems ADSL Dual Link
Proxy Squid
LRP - Roteador 386
Freesco - Roteador 386
Segurança (1)
Segurança (2)
Índice de artigos

Distribuição por cidades

A listagem abaixo indica a partir de que cidades e quantos usuários preencheram os questionários. Se a sua cidade consta na lista, há grandes chances de que você possa ter acesso a banda larga utilizando o Linux.

69  são paulo
28  curitiba/pr
21  rio de janeiro/rj
14  florianópolis
13  fortaleza
10  são bernardo do campo
10  brasília - df
9  salvador/ba
8  santos/sp
8  belo horizonte
7  porto alegre/rs
7  campinas
5  vitória/es
5  sorocaba/sp
5  santo andré / sp
5  limeira - sp
4  santa maria/rs
4  maceió/al
3  são josé dos campos/sp
3  maringá/paraná
3  juiz de fora
3  goiania/go
3  bauru
2  uberlândia / mg
2  são caetano do sul - sp
2  shizuoka-ken/japao
2  guarulhos / sp
2  franca s.p.
2  diadema
2  campo grande/ms
2  blumenau/sc
1  vila velha
1  valinhos - sp
1  tubarão, sc
1  teresina - pi
1  são josé do rio preto, sp
1  são carlos
1  sao vicente
1  sao jose dos pinhais -pr
1  sao bernardo do campo/sp
1  ribeirão preto - sp
1  recife/pe
1  ponta grossa - pr
1  piracicaba
1  okazaki-shi / aichi-ken
1  novo hamburgo / rs
1  niterói
1  natal - rn
1  mossoró
1  marília/sp
1  jundiai
1  foz do iguacu
1  cuiabá/mt
1  coronel fabriciano
1  cerquilho/sp
1  caxias do sul/rs
1  cascavel-pr
1  campo mourão / paraná
1  cachoeira do sul, rs
1  birigui-sp
1  araraquara/sp
1  apucarana - pr
1  americana

Distribuição por provedores

Estes são os 106 provedores (e o número de respostas associadas) que constaram na pesquisa:

    104	terra
     59	speedy
     29	virtua
     25	brasiltelecom
     22	ajato
     21	telemar
     19	uol
     19	canbrasnet
      8	velox
      6	secrelnet
      6	matrix
      5	globo.com
      4	netsite
      4	escelsanet
      3	onda
      3	ntt
      3	netpar
      3	nenhum
      3	milenio
      3	inter.net
      3	dvi
      3	acesso 
      2	viars
      2	vesperonline vento
      2	turboig
      2	sunnet
      2	ssnet
      2	solar
      2	portoweb
      2	ocn
      2	newsite
      2	netbank
      2	mps
      2	linkexpress
      2	jfnet
      2	greco
      2	directnet
      2	ctbc plus
      2	cambrasnet
      1	zap
      1	yawl
      1	wnet rj
      1	wnet
      1	widesoft
      1	webcable
      1	voe
      1	vianetworks
      1	via
      1	usinet
      1	tvc
      1	tva
      1	telesc
      1	telepar
      1	telems
      1	telegoiás
      1	techwave
      1	supercabo
      1	super ig
      1	sun
      1	splicenet
      1	solar internet 
      1	servpro
      1	senffnet
      1	samnet
      1	regra um
      1	redetempo
      1	qualityware
      1	prix
      1	porta digital
      1	ofm
      1	netcable
      1	net21
      1	net fortaleza
      1	milênio
      1	mega via
      1	maxbase
      1	mat
      1	mais tv
      1	linhalivre
      1	kyotec
      1	iron
      1	iplus
      1	intercorp
      1	imagetv
      1	ig
      1	ifx
      1	iaccess
      1	global telecom
      1	fnn
      1	fasternet
      1	enetec
      1	ds8
      1	directnet 
      1	directlink
      1	datahouse
      1	culturaonline
      1	cpunet
      1	convoy
      1	cmf internet
      1	centralserver
      1	canbrastva
      1	cabo natal
      1	bsione
      1	ativanet
      1	atarde
      1	abordo

Equipamentos

Se preferir, leia a íntegra das respostas!

Um dos principais objetivos da pesquisa foi o de detectar quais os equipamentos de conectividade que funcionam adequadamente com o Linux. Naturalmente, estes equipamentos estão relacionados ao tipo de tecnologia adotado pelo provedor.

Cable

No caso do acesso pelo Ajato, as respostas mais frequentes indicaram o uso do Cable Modem 3Com CMX externo ou do 3COM HomeConnect externo. Um dos pesquisados, José Cláudio, deu detalhes que merecem uma citação integral: "equipamentos: Cable Modem da marca 3Com, modelo CMX externo(serve tanto p/ acesso bi como unidirecional e ainda melhor: dá suporte ao Linux) e uma placa de rede 10/100 Realtek (chip). Obs: no kit mencionado acima, acompanha um modem externo de 56K (para realizar o upload), a placa de rede é cobrada se o cliente não tiver uma instalada no seu equipamento. As configurações de DNS, Gateway, Ip do Host, Dhcp, Frequência do Sinal e etc, é armazenada numa Eprom ou Flash-rom no Cable. Tudo isso configurado através do seu navegador preferido. É só apontar o navegador para o endereço do gateway e a tela de configuração é apresentada. Depois que troquei o meu cable interno pelo externo, navego verdadeiramente com o meu Linux Mandrake 8.0, ***Ajato*** :)". Um único leitor mencionou o uso do Cable Modem Surfboard SB31000 no Ajato de Santo André-SP.

Usuários da CanbrasNet informaram o uso dos Cable Modems: Terayon Terajet 210, DoxPort DP1110 da Com21, 3Com (sem modelo) e General Instruments SurfBoard SB3100.

Usuários do Virtua do Brasil inteiro, acessando pela Matrix, Globo, IFX, Terra e vários outros provedores, reportaram o uso do Cable Modem Terayon TJ110.

Outros provedores a cabo tiveram menos respostas, mas merecem ser citados. Tenho relato de que o BSIOne de Curitiba é compatível com o Linux, nas não indica qual o cable modem utilizado. O Cabo Natal (RN), o ImageTV (MG), o LinkExpress (DF), o Net Fortaleza/Supercabo/Secrel (CE) e a EscelsaNet (ES) funcionam com o Cable Modem 3Com.

DSL

Usuários do DSL da Brasil Telecom reportaram sucesso no uso dos seguintes adaptadores: 3Com Home Connect ADSL Dual Link e OfficeConnect Remote 812 ADSL Router Business.

Usuários do Greco (SP) usaram modems Alcatel e Parks.

Usuários do NetSite, no interior Paulista, reportaram o uso de adaptadores Digitel Zipcomm ADSL, ADSL SpeedStream Siemens e ADSL Astech.

Provedores com poucas respostas: Kyotec (Jundiaí), MaxBase (SP), Milênio (PR), NetPar (PR), Newsite (SC), Onda (PR), Solar (DF), SuperIG (RJ), TeleMS (MS), TeleGoiás (GO), Telemar (vários estados), Via-RS, Abordo (DF), Ativanet (SC), Central Server (PR), Voe (PR), Wnet (PR): todos reportaram sucesso com os adaptadores da 3Com (Dual Link).

Usuários que identificaram seu provedor como Speedy, Velox, Terra, UOL e Telefônica, informaram sucesso com os seguintes equipamentos: Roteador ZyXEL Parks 600 Series, Alcatel Speed Touch PR, ADSL 3Com OfficeConnect 812 Router, Modem SpeedStream da Efficient Networks Inc., Zyxel Prestige 642-R11 ADSL Router, Efficient Networks modelo SpeedStream 5660, e Speed Touch Pro.

Um usuário informou que acessa DSL pelo VésperOnline (RJ) com um Nortel Cable Modem HSA 1300.

Tivemos uma resposta do Japão: o Denny informa que utilizou sem problemas o Modem ADSL NTT para acessar o ADSL da NTT/Sun.

ISDN

Tivemos poucas respostas de ISDN, o que provavelmente reflete a evolução tecnológica representada pelo xDSL e pelo Cable Modem. Vamos a elas:

Usuários do DVI (ES) informaram o uso do kit DVI da Telemar (placa teles PCI) e Placa de ISDN Trellis - 128k.

Um usuário do JFNet (MG) reportou o uso da Placa ISDN Planet PCI.

Um usuário de Teresina (PI) não informou o provedor, mas deu detalhes sobre o equipamento: "A minha Teles 16.3c Isa PnP, mas também existem as placas Teles PCI. No Piauí só existe esta marca (Teles). Que é comprada junto a Telemar."

Um usuário do OFM (AL) informou usar placas Trellis.

Vários usuários reportaram usar placas Teles (que no Linux são reconhecidas como NetJet). Provedores: Terra/Vila Velha, Telemar (vários estados).

Um usuário de Shizuoka (Japão) informou utilizar modem serial.

Rádio

Esta tecnologia apresenta maior variação, e em geral é predial - tudo o que você precisa instalar no seu micro é uma placa de rede compatível com o Linux.

Um usuário do CMF Internet (PR) relatou utilizar o seguinte equipamento: "1 - Placa Adaptadora PCMCIA; 1 - Cartão PCMCIA - Orinoco; 1 - Cabo Proprietario; 1 - Kit Antena, contendo 2 conectores, 1 picole, 1 parabola e 20 metros de cabo" - Custo? R$ 1700,00.

Um usuário da FasterNet (SP) relatou o uso de Placa de Rádio, modelo AIRONET 340 da Cisco. Outro, da IPlus (SP), relata: "Já utilizei RoamAbout, Lucent, Sansung. Todas são boas, algumas mais baratas.". Um usuário da MegaVia (RS) informou usar Lucent WaveLAN, e um da SSNet (SP) disse que usa Lucent Orinoco Wavelan II Turbo 11mbps Pcmcia.

Usuários da DirectNet (SP), DirectLink (MG), Net21 (PR), Secrel (CE), Servpro-ZAP, SunNet (AL), Techwave Convoy, Usinet, Wnet (RJ), FNN (PR) e SSNet (SP) relataram sucesso na utilização do Linux com acesso via rádio.

Rede local

Usuários dos seguintes provedores relataram utilizar o Linux para acesso via rede local de condomínio: LinhaLivre (SC), Matrix (SC), Newsite (SC) Intercorp (SC), Portadig (SC) e DF8 (BA).

Os problemas

Se preferir, leia a íntegra das respostas!

De longe, o problema mais citado é o de atendimento. O suporte demora, dá respostas erradas, não responde... Às vezes simplesmente não há suporte a Linux, como relata um usuário da Widesoft: "Ao tentar configurar o linux , recebí a resposta do suporte do provedor de que eles não fornecem suporte ao linux e que eu preciso compilar o PPPoE no kernel.". Não é o caso de todos os provedores (o suporte do que eu uso pessoalmente nunca me deixou na mão), mas chama a atenção porque este tipo de problema administrativo se sobrepõe aos problemas técnicos, raramente citados.

Um usuário da Secrel queixou-se de que não pode conectar-se a alguns servidores de jogos. Usuários esparsos de vários provedores falaram de pequenas interrupções esporádicas do serviço. Um usuário do Virtua em Brasília informou que sua configuração DHCP "cai" e só retorna após desligar o cable modem, tanto no Windows como no Linux.

O preparo dos técnicos de apoio é um problema. Esta opinião de um usuário do Speedy (SP) sintetiza a situação: "Já encontrei vários problemas com o serviço, entretanto todos eram problemas na central telefonica, nunca aqui em casa. Uma vez, em uma conversa com um técnico, eu perguntei se era problema de infraestrutura. Ele me disse que não. O problema é de mão-de-obra especializada, que não entende o que deveria entender para prevenir e solucionar problemas."

É interessante notar também que os problemas são exceção, e não a regra. Muitos dos pesquisados responderam simplesmente que estão satisfeitos com o serviço prestado.

Segurança

Se preferir, leia a íntegra das respostas!

A pergunta sobre procedimentos de segurança era aberta, o que deu margem a todo tipo de resposta. O mais comum é a instalação do IPChains e de regras de bloqueio e a desativação dos serviços desnecessários (o que realmente ajuda bastante). Esta resposta de um usuário de ADSL da Brasil Telecom ilustra: "Deixo habilitado somente o SSH e o Apache. Não coloco Samba e tranco tudo com o ipchains. Fiz vários testes com nmap para identificar portas abertas e fechei o que pude. Mantenho uma política de consulta de logs também". Outros usuários de Linux ainda aderem a uma receita antiga e que infelizmente não resolve mais os problemas: "Sim, desabilitar todos os servicos do inetd", disse um usuário do Speedy. Outro, do Terra, disse: "No linux sim, adicionei a linha ALL:ALL no hosts.deny, e inclui algumas reservando conexoes de acesso no hosts.allow". Estas medidas até ajudam, mas podem ser insuficientes - cuidado.

Muitos usuários de provedores que não fornecem endereços IPs válidos sabem que não podem ser atacados diretamente a partir da Internet, pelo menos através de ataques diretos. Entretanto, mesmo assim eles estão vulneráveis a invasões pelos colegas usuários do mesmo provedor. Veja esta resposta de um usuário da ImageTV (MG): "Instalei um Firewall. Mas como o ip não é valido dificulta muito o ataque, a não ser que o invasor esteja usando o mesmo serviço o que caracteriza que está na mesma rede que eu. Também fiz testes no site grc.com e não tive problemas."

Os que entendem um pouco mais do assunto têm terreno fértil para praticar. Esta resposta é de um usuário ADSL de Curitiba: "Com certeza. Firewal com IPTABLES fazendo NAT e permitindo somente conexões requisitadas, além de configurado para trancar as portas mais conhecidas de trojans e de ataques SYN FLood, trinoo, etc... Tripwire, syslog, etc... trabalho com segurança entao essa é a parte que mais gosto. hehehe :-)" Um usuário do Speedy citou uma verdadeira coleção de ferramentas de segurança: "sim. firewall: iptables, monitoramento, nids: snort, portsentry, rkdet ids: lids". E um usuário do Terra mostrou-se o mais paranóico em sua resposta: "Sim , segredo" ;-)

Um usuário de Windows da SecrelNet expôs outra dura realidade: os provedores muitas vezes falham em dar as orientações mais básicas de segurança. Veja: "Coloquei senha no compartilhamento de unidades do windows, pois varios usuarios de cable foram invadidos, e tiveram seus "logs" furtados e inclusive acabou com a reputaçao de várias pessoas." Outros usuários de Windows que responderam o questionário vão mais longe, instalando filtros de pacotes como o ZoneAlarm e o Norton Personal Firewall.

Bloqueios

Se preferir, leia a íntegra das respostas!

Alguns provedores bloqueiam o uso de determinadas portas ou serviços, impedindo que os clientes residenciais rodem servidores web, por exemplo. Esta atitude é controversa, mas em geral consta no contrato padronizado de prestação de serviço que os usuários precisam assinar. A política de bloqueio varia de provedor para provedor, e até mesmo dentro de um mesmo provedor, de acordo com a cidade ou com o plano.

Confira a listagem completa de respostas, para saber se o da sua região bloqueia ou não. Esta listagem inclui também os nomes dos planos comercializados pelo provedor, e a política de IP: fixo, variável, ou variável que raramente muda ;-)

Alguns usuários apresentam receitas interessantes para contornar os bloqueios - em geral, a única alternativa possível é rodar os serviços em portas alternativas - por exemplo, um servidor web na porta 8080.

Outro bloqueio comum é o que impede que várias máquinas domésticas compartilhem uma mesma conexão DSL ou Cable através do uso de um hub. Este tipo de compartilhamento não é mesmo uma boa idéia, pois desperdiça banda (o tráfego local é ecoado para o uplink), e existem alternativas de contorno, como a apontada por este usuário do Speedy: "Sim. Bloqueio de portas + NAT + DHCP. Caso duas maquinas tem usar o serviço por meio de HUB, o sistema bloqueia imediatamente o serviço. Uso uma terceira maquina como servidor com duas pl de rede + NAT + DHCP, contornando assim o problema de mais de uma maquina conectar ao mesmo tempo".

Rede local

Se preferir, leia a íntegra das respostas!

Apesar de expressamente proibida por vários contratos padronizados, muitos usuários de banda larga instalam redes locais em suas casas ou escritórios. A listagem indica onde foi realizado este tipo de configuração, e os detalhes que os usuários forneceram sobre os seus procedimentos.

Existe a solução feijão-com-arroz: "Sim. Uso o Linux 2.2.16 e o seu firewall (no próprio kernel) para compartilhar a conexão com dois outros computadores". Mas algumas soluções são criativas: "Sim, tenho uma rede doméstica. O gateway foi feito com Linux, tirando proveito do projeto LinuxRouter (www.linuxrouter.org), que permite rodar o sistema a partir de um disquete, dispensando HD. O hardware e' um 486DX2 66 sem HD para evitar o incomodo ruido."

Redes mistas também não são problema: "Sim. O Servidor (Gateway) é um 486 DX4-100 Mhz, e está rodando Conectiva Linux 5.0 (está exclusivamente com função de gateway por enquanto). Os clientes (meu micro e de meu pai), rodam Windows 98". Outro usuário relata a coexistência de PCs e Macs: "resolvi testar uma versão de linux super fácil de configurar chamada E-Smith 4.1 (www.e-smith.org) e estou muito satisfeito com esta versão por fazer todas configurações, inclusive firewall, automaticamente. Minhas máquinas clientes são 2 PCs e 1 Mac".

Alguns montam praticamente um provedor inteiro em casa: "Uso residencial. Tenho um dominio registrado a maquina tem regras com o ipchains, tcp wrappers, portsentry, snort, log rotate, tenho webalizer para gerar estatisticas, webmail, sendmail, apache 1.3.20, Mrtg para verificar o trafego , Script phpSysinfo (que é bacaninha), Mysql, PhpMyAdmin, tem Dial-in qdo preciso acessar a internet da casa de algum amigo , tem samba server q esta desabilitado no momento e rodo o Slackware 7.2 (Nao troco por nada a nao ser outro Slackware no caso o 8)"

Instruções

Se preferir, leia a íntegra das respostas!

O questionário perguntava de onde os leitores obtiveram as instruções para configurar o serviço de banda larga no Linux. Algumas respostas foram extremamente positivas, porque mostram que não há dificuldade nenhuma para configurar os serviços de melhor qualidade. "Não obtive.... apenas usei dhcpcd.... não há mais o q fazer". Ou ainda: "Eu anotei as configurações do Windows e fiz no braço no Linux". Ou "No caso do Bi-direcional é ridiculo. Voce liga o Cable numa placa de rede sua, e configura-a como uma ethX com ip dinamico (DHCP)!". No caso do ADSL: "Aprendi em constantes discussões na linux-br. Na prática, basta instalar o pacote rp-pppoe e rodar o adsl-setup. Então, adsl-start e adsl-stop. Existem algumas configurações internas do modem que devem ser feitas através do minicom, mas estas eu desconheço, usei apenas uma vez."

Outros notaram de onde obtiveram suas soluções, e acrescentaram críticas: "No próprio site da Linux.Trix, porém não foram suficientes para que pudesse instalar o sistema no Linux pois não havia informações corretas para um funcionamento através de um DHCP no Slackware". A gente faz o que pode ;-) Há também aqueles que agradecem: "Achei num site bem loco...confiram... www.linux.trix.net (se não fossem vcs eu tava f.) Valeu pela ajuda... valeu mesmo!!!"

O suporte dos provedores às vezes é lembrado: "Com a equipe do ajato". Outro usuário do mesmo provedor não foi tão feliz: "Não obtive, tive que me virar". O suporte das distribuições também não é esquecido: "Fiquei sabendo que o conectiva 6 vinha pronto para isso, e so rodar o adsl-setup e tudo funciona de primeira."

Alguns deram mais detalhes: "Simplesmente instalei o RedHat 7.1 e tudo funcionou ok. Configuração do LinuxConf: Em "Nome da máquina e dispositivos IP de rede", coloquei: Nome da máquina: 127.0.0.1 Adaptador 1: Ativo, DHCP, Dispositivo eth0, módulo do kernel 8139too".

Eu nunca acreditei em ajuda através do IRC, mas um usuário de ADSL demonstrou que às vezes ela funciona: "Obtive informações no IRC (servidor irc.debian.org, canal #debian-br) um dos usuários do canal me indicou o procedimento para utilizar o modem no linux, este procedimento envolvia o uso do aplicativo rp-pppoe, o qual obtive em http://freshmeat.net"

Diversos sites e recursos foram citados. Os livros da Conectiva, o Linux in Brazil (linux.trix.net), www.modemclub.com.br, news do UOL, revistas de informática (sem especificar), FAQ da Conectiva, HOW-TOs (linuxdoc.org), linux-br.conectiva.com.br, ano2001.sti.com.br, dslreports.com, deloren.hpg.com.br, www.roaringpenguin.com.ca, www.e-smith.com, www.antunes.eti.br, www.velocidadejusta.com.br, www.coyotelinux.com, e outros - confira a listagem completa!

Software adicional

Se preferir, leia a íntegra das respostas!

A maior parte dos softwares que você pode precisar para acessar a Internet através de provedores de banda larga já vem incluída nos próprios CDs das distribuições mais correntes. Mesmo assim alguns usuários citaram esta necessidade.

Usuários de ADSL geralmente irão precisar do rp-pppoe (PPP sobre Ethernet), que inclui os comandos adsl-setup, adsl-start e adsl-stop. Alguns dos modems ADSL (da 3Com, por exemplo) precisarão de uma configuração inicial utilizando o minicom. Um usuário de ADSL em Curitiba fez uma ressalva: "apenas o RP-PPPoE, nota.. tanto no conectiva 6 quanto no red hat 7.1, foi preciso baixar a versão atualizada para que funcionasse, a versão que acompanhava a distribuição não funcionava adequadamente" - mas outros reportaram sucesso com estas mesmas versões.

Usuários de Cable Modem (como os do Virtua) e de vários outros serviços precisarão do dhcpcd ou do pump. Ambos tem a mesma função: obter via DHCP um endereço IP dinâmico e os demais parâmetros da conexão. De fato, se a sua conexão física estiver Ok, e sua placa de rede tiver sido reconhecida corretamente durante o boot, é possível que tudo que você tenha a fazer para ativar sua conexão a cabo seja digitar "dhcpcd"

Alguns usuários foram espirituosos. Um paranaense respondeu: "Sim, um editor de texto. :)".

Conclusão

De modo geral, os serviços de banda larga são compatíveis com o Linux. Os problemas, quando ocorrem, não estão relacionados ao sistema operacional.

A grande batalha, para os usuários de Linux, é conseguir que o seu provedor os suporte. Alguns já oferecem este suporte, mas a qualidade não está a contento. Outros são a rara exceção, capazes de realmente atender seus usuários de Linux (é o meu caso pessoal, cliente satisfeito do Virtua de Florianópolis).

Os dados aqui disponíveis certamente poderão ajudar muitos usuários potenciais a escolher seus serviços. Possivelmente servirão também como feedback para os provedores de acesso - e se isto gerar algum melhoramento no atendimento aos usuários de Linux, teremos atingido nosso objetivo.


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.