Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Quinze novos dispositivos recebem o selo Respect Your Freedom da FSF

Você pode comprar os "novos" Thinkpads recondicionados e outros dispositivos a partir desta página de links da Free Software Foundation.

Apesar da referência pejorativamente se referir a estes equipamentos como "hardware velho", a FSF anunciou um lote contendo 15 dispositivos que receberam a certificação Respects Your Freedom (RYF). Estes tratam-se de Laptops Lenovo Thinkpad "refurbished" a maioria das séries X200, X200T, X200s, T400, T400s, e T500, sendo o X200T o primeiro tablet a adquirir este selo. Todos os modelos de notebook recebem o prefixo TE(de Technoethical) ao seu modelo(X200T -> TET-X200T) para ressaltar que este é um modelo já com o Libreboot e o GNU/Linux Trisquel pré-instalados.

Já a Techoethical é uma empresa romena que faz a limpeza das firmwares do computador, substituindo até mesmo a BIOS pelo Libreboot e garantindo que nenhuma peça do hardware que sai com estes equipamentos necessite de firmware non-free para funcionar. O preço dos equipamentos Technoetical flutuam de 478 a 618 euros, e no site também se encontram a venda Docking Stations para Notebooks Lenovo e placas Wifi que obviamente são certificadas RYF. A Technoetical também oferece o "TET-BT4 USB adapter", o primeiro dongle Bluetooth USB que não utiliza firmware non-free.

O que alavancou o projeto de certificação destes hardwares foi o encontro da Technoetical com a FSF no evento LibrePlanet 2017, onde grande parte da discussão para esta certificação pode ser feita cara-a-cara, acelerando o processo que geralmente é feito por email ou correspondência.

O anúncio na página da FSF pode ser encontrado aqui.

Enviado por Nícolas Wildner (nicolasgauchoΘgmail·com)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados