Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Gerenciador de pacotes: incluindo o DNF na Mageia

A Equipe Mageia anunciou no Blog, logo após o lançamento da Mageia 6, mais detalhes sobre a introdução do DNF na Mageia 6, cujo projeto envolveu estreita colaboração com equipes da Fedora e do openSUSE, e com os empacotadores e administradores de sistema da Mageia.

O DNF (ou Dandified Yum) é um gerenciador de pacotes de alto nível com origem em dois projetos: Yum da Fedora (Yellowdog Updater, Modified) e SAT (libsolv) Solver do openSUSE. O DNF foi bifurcada da Yum em 2012.

A Mageia é uma das primeiras distribuições a oferecer o DNF na versão 2.x (DNF 2.5.1, plugins 2.1.1 e complementos extras 2.0.1.)

Foi também desenvolvido o Dnfdragora, uma interface gráfica intuitiva semelhante ao rpmdrake (Centro de Controle Mageia). O dnfdragora fornece frontend Qt 5, GTK 3 e ncurses, permitindo a mesma experiência independente do área de trabalho que se esteja usando.

Foi completado também a integração de suporte para Serviço COPR da Fedora, permitindo agora construir pacotes para a Mageia 6 e Caldeirão no COPR, ao lado da Fedora e do CentOS. A Mageia 6 também passa a ser suportado na openSUSE Build Service.

Todos esses projetos são resultados de dois anos de trabalho e agora se tornaram realidade com o lançamento da Mageia 6. A Equipe Mageia espera que todos os usuários da Mageia curtam essas novidades no lançamento da Mageia 6.

Enviado por macxi (ideiaslinuxetcΘgmail·com)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados