Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Firefox 52 desativa (finalmente) suporte a plugins NPAPI como Silverlight, Acrobat e Java

Excelentes notícias: suporte a Web Assembly e, finalmente, o fim do suporte à NPAPI, originalmente previsto para o final de 2016.

Há anos as funcionalidades da jurássica NPAPI vêm sendo substituídas por tecnologias mais recentes, e agora a Mozilla considera que já chegou o ponto em que os plugins baseados na NPAPI – tradicionais fontes de travamentos, lentidão e incidentes de segurança – podem ser substituídos por alternativas melhores, incluindo as Web APIs.

Esse aviso de 2015 detalha os planos da Mozilla para desativação da NPAPI (incluindo o estágio atual), explica a razão da exceção dada ao Adobe Flash, e aponta links da Oracle sobre o que fazer quanto a soluções dependentes de applets Java, bem como outras indicações dadas na época a desenvolvedores que dependiam de plugins da NPAPI.

Segue texto enviado pelo Ricardo:

O Mozilla Firefox é um dos browsers mais usados atualmente. Constantemente com diversas atualizações de desempenho e com novas funcionalidades, o Firefox permanece sendo uma opções viável e segura para usuários que procuram estabilidade. Sendo assim, recentemente, a Mozilla lançou o novo Firefox 52 que traz diversas novidades que, provavelmente, deseja conhecer.

(...) Agora, a principal mudança foi a desativação do suporte a plugins NPAPI (Netscape Plugin API) como Silverlight, Acrobat e Java :( – igualmente, feito pelo Google Chrome em 2015. O único plugin “salvo” foi o Flash. Contudo, para usuários Linux o Flash vive um dilema recorrente. No passado, chegou a “morrer” para o Linux… a Adobe chegou a não publicar mais versões atualizadas para o “pinguim”. Para navegadores em sistemas Linux, estava disponível apenas através da API “Pepper” como parte da distribuição do navegador Google Chrome. Contudo, nesse meio tempo a Adobe liberou novamente atualizações para o Linux :/

No caso do Firefox, a Mozilla planeja ativar o Flash no Firefox apenas com o consentimento do usuário. Esta mudança está prevista no futuro! (...)

Enviado por RICARDO FERREIRA COSTA (linuxdescomplicadoΘgmail·com)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados