Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Diretor da Linux Foundation prevê fracasso para empresas que não colherem a inovação do open source

A Linux Foundation, cujos membros incluem nomes como Microsoft, Oracle, VMWare e Samsung, defendeu a importância de as organizações colherem a inovação compartilhada do código aberto. Ou, nas palavras de seu diretor Jim Zemlin, elas irão falhar.

Ele não se fixou apenas nesse aspecto da colheita, mas também tocou na importância de investir: segundo ele, os projetos open source mais valiosos são aqueles em que uma comunidade de desenvolvedores rica e diversificada é usada para criar valor que beneficia a indústria e a sociedade, e parte desse valor é reinvestida de volta nesse projeto.

A manifestação foi parte de uma palestra em uma conferência promovida pelo Google, cuja abertura foi de Vint Cerf, um dos pais do TCP/IP e da Internet, que destacou a importância que a abertura e desnecessidade de obter permissões para uso da tecnologia da Internet teve para a inovação ao longo de sua história.

O keynote teve ainda manifestação do vice-presidente de infraestrutura do Google, que opinou sobre o Linux. Segundo ele, o Linux ganhou algumas das batalhas do início da Internet porque era aberto, mas também porque era o mais inovador na época. Ele recomenda que as empresas trabalhem com o código aberto não só pelo valor do código, mas também pelos valores do ecossistema e da comunidade.

(via news.slashdot.org - “Linux Foundation Chief: Businesses 'Will Fail' If They Don't Use Open Source Code - Slashdot”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados