Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Sony aceita pagar milhões para proprietários de PS3 que perderam a opção de rodar Linux em 2010

A decisão vale para 10 milhões de consumidores dos EUA, e cada um vai receber US$ 55 ou US$ 64. A quantia maior vai para aqueles que compraram o PS3 porque ele tinha a opção "Other OS", que permitia dar boot pelo Linux.

Já passaram 6 anos, então convém lembrar: havia versões para PS3 de várias distribuições populares, que eram usadas para propósitos que não associaríamos a videogames: por exemplo, o fim da opção "Other OS" prejudicou um supercomputador da Força Aérea dos EUA formado por mais de 2000 unidades de PS3, que tiravam proveito do processador Cell do videogame da Sony a um preço bem mais baixo do que seria necessário para obter o mesmo poder de processamento usando Xeons, por exemplo.

Mas a Sony, que anunciava o recurso "Other OS" como uma característica de sua plataforma, decidiu removê-lo em uma atualização de sistema quando ele começou a ser explorado para facilitar o uso de cópias não autorizadas de jogos proprietários.

Muitos usuários na época protestaram, alguns recorreram ao judiciário, e agora a Sony topou o acordo milionário nos EUA, que será apreciado por um juiz no próximo mês. (via arstechnica.com - “Sony agrees to pay millions to gamers to settle PS3 Linux debacle | Ars Technica”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados