Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

OpenMandriva é a primeira distribuição GNU/Linux a usar o Clang como compilador principal

Em um curto anúncio no blog oficial do projeto OpenMandriva publicado em 12 de Maio de 2016, o colaborador da OpenMandriva, Jean-Claude Vanier, gaba-se do fato da distribuição OpenMandriva ser atualmente a única distribuição baseada no kernel Linux que utiliza o Clang como compilador principal, no lugar do GCC.

"OpenMandriva é atualmente a única distribuição que usa Clang como compilador principal", disse Jean-Claude Vanier, moderador e contribuidor do OpenMandriva Lx. "Embora não haja diferença clara entre ambos os compiladores, isso prova que pelo menos não estamos errados em usá-lo."

OpenMandriva Lx3 "Einsteinium" está em desenvolvimento

Agora que todos as outros distros GNU/Linux estão tentando mudar para o último GCC 6 como compilador padrão, a equipe de desenvolvimento OpenMandriva decidiu pensar um pouco diferente e usar LLVM Clang como o compilador principal para o próximo sistema operacional OpenMandriva Lx3, que está atualmente em fase de testes mais profundos.

A primeira versão beta do OpenMandriva Lx3 2015.0 foi lançada no início de abril de 2016 com dezenas de novos componentes, incluindo o ambiente desktop KDE 5.6 Plasma com o KDE Frameworks 5.20 e KDE Applications 15.12.3, systemd 229, servidor X.Org 1.18.2, Mesa 11.2, bem como o kernel Linux 4.1.18 LTS.

Apelidado Einsteinium, OpenMandriva Lx3 2015.0 deve ter uma RC (Release Candidate) lançada nas próximas semanas e a versão final em junho ou julho. Por enquanto, a equipe OpenMandriva não compartilhou quaisquer detalhes sobre o cronograma de lançamento da próxima versão, assim estas são apenas as nossas previsões com base em versões anteriores.

Enviado por

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados