Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Lançado OpenBSD 6.0

Palmas para o W^X!

Lançado em 1º de Setembro a versão 6.0 do OpenBSD. Esta é a versão de número 40 no formato CD-ROM, e 41 no formato FTP/HTTP. Dentre as funcionalidades incluídas no lançamento, as principais são:

W^X enforcement: Todos os programas agora estão forçados a utilizar a proteção Write-Or-Execute por padrão, visto que nenhum binário integrante do sistema base viola esta proteção. Binários que ainda não se adequaram, são marcados com a opção PT_OPENBSD_WXNEEDED no nível do ELF e seu filesystem deve ser montado com a flag wxallowed. Como alguns softwares ainda padecem deste mal (chromium, libreoffice…), a partição /usr/local é a única já montada com esta opção por padrão.

Melhorias no ARMv7: Novas plataformas arm foram alteradas para o mecanismo EFI + bootloader similarmente ao que acontece com amd64. Um único kernel e ramdisk é utilizado para todos os SoCs e uma FTD(Flattened Device Tree) é útilizada ao invés de tabelas estáticas para resolver os board id numbers do dispositivo específico. Kernels são carregados de partições FFS e não mais de partições FAT.

SMP e Redes: Mais remoção de locks de rede, e subsistema perto de se tornar "lockless". Para usuários desktop isto significa melhor responsividade ao utilizar navegadores. Nova tabela de roteamento ART é a padrão e oferecerá maior performance na busca de rotas complexas. Diversas melhorias na rede wireless e adição de drivers.

Removido: Plataforma VAX, systrace, Subsistema de Emulação do Linux e kern.usermount. No último item, quem quiser montar partições como usuário normal deverá configurar uma solução baseado no doas(1), comando de elevação de privilégios substituto do sudo.

OpenSSH, OpenSMTPD, OpenNTPD, OpenBGPD e LibreSSL: Diversas melhorias listadas na página de lançamento da versão 6.0.

E não acaba por aqui. Todas as melhorias estão elencadas na página de lançamento da versão 6.0.

Pra quem já possui a versão 5.9 instalada, o processo de atualização é simples: Bootar no Kernel bsd.rd da versão 6.0, selecionar a opção "(U)pgrade" e logo após executar o comando "pkg_add -u" para terminar a atualização. O upgrade guide é o documento oficial do procedimento de atualização da 5.9 para a 6.0.

Esta também será a última versão do OpenBSD que irá prensar CDs de instalação. Quem mantem a coleção de mídias físicas, esta será a última figurinha para quem quiser completar o álbum. Isto dará mais tempo para o projeto polir a distribuição em suas versões de mídia digital, e dará maior flexibilidade na agenda de lançamento.

Enviado por Nícolas Wildner (nicolasgauchoΘgmail·com)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados