Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

EasyEDA: app para projetar circuitos e PCBs

Um artigo que publiquei ontem no BR-Arduino.org sobre o app EasyEDA chamou bastante atenção nas redes sociais, e provavelmente também interessa a vocês – ou ao menos aos que usam desktops Linux como plataforma para o envolvimento no movimento maker ou com a eletrônica em geral.

A descrição geral do app você encontra no artigo, mas o resumo é: desenha esquemáticos e PCBs totalmente no navegador, permite salvar arquivos localmente, gera imagens e também arquivos Gerber para fabricação das placas, tudo grátis e rodando diretamente no navegador.

A compatibilidade com Linux não é apenas implícita: é afirmada na capa do site. Além disso, o aplicativo estimula os usuários a contribuírem como open source, numa biblioteca integrada, módulos correspondentes aos componentes que esses usuários precisaram definir (como componente esquemático ou como footprint) para inclusão em seus projetos. Mas se os componentes do seu projeto forem comuns, é bastante possível que eles já estejam nessa biblioteca desde já, contribuídos pelo próprio EasyEDA ou por outros usuários.

O app em si não é open source, mas a possibilidade de abrir seu código é mencionada na documentação oficial, embora apenas no caso de o modelo de negócios originalmente definido não poder ser mantido. (via br-arduino.org - “EasyEDA: desenho de circuitos e PCBs em um app online gratuito”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados