Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Usando modem GSM/3G/4G no Linux Embarcado

Enviado por Fábio Souza (fabio·souzaΘembarcados·com·br):

“A necessidade de equipamentos embarcados conectados à internet continua crescendo a cada dia. Uma ótima opção quando não se tem internet cabeada ou Wi-Fi é buscar cobertura das redes de telefonia móvel.

Sendo assim, o tutorial escrito por Raul Munoz, apresenta as configurações necessárias para conectar uma placa utilizando Linux Embarcado à internet por meio do link PPP (Point-to-Point Protocol).

Artigo: Usando modem GSM/3G/4G no Linux Embarcado

Equipamento Utilizado

Para este tutorial foi utilizado o módulo Colibri iMX6S em conjunto com a placa Colibri Evaluation Board, ambos da Toradex. A Colibri Evaluation é uma placa recomendada para desenvolvimento de projetos, que disponibiliza uma variedade de interfaces de conectividade, incluindo USB 2.0, 100 Mbit Fast Ethernet, I2C, SPI, RS232, RS485 e CAN. As interfaces multimídia disponíveis incluem áudio analógico, HDMI, LVDS, VGA e LCD TFT.

Para realizar a conexão com a internet, é possivel executar todo o tutorial com qualquer modem USB ou Serial. Atente-se apenas a adaptar a interface usada do “/dev” e aos comandos “ATs” devido ao fato de que cada modem tem sua própria lista de comandos.

No caso, foi usado um modem 3G da Huawei modelo E173s, com um SIM card da Operadora Vivo.” [referência: embarcados.com.br]

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados