Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Segurança nunca será perfeita, lembra Linus Torvalds

Via idgnow.com.br:

O criador do Linux, Linus Torvalds, participou da LinuxCon 2015 em Seattle, nos EUA, nesta semana, onde falou sobre diversas coisas, incluindo a segurança nos sistemas operacionais.

(...) “O que eu vejo é que segurança significa bugs e a maioria dos problemas de segurança que tivemos com o kernel (do Linux), e felizmente eles não foram grandes – bom, alguns deles eram grandes, mas isso não acontece sempre. A maioria deles eram apenas bugs estúpidos que ninguém teria realmente pensado como um problema de segurança normalmente, a não ser pelo perigo de vir uma pessoa inteligente e se aproveitar disso.”

Mas então o Linux pode se livrar desses bugs? Não realisticamente. É apenas impossível criar qualquer software livre de bugs. O lance é se livrar deles o mais rápido que puder. “O negócio é que você nunca vai se livrar dos bugs”, diz Linus. Também é difícil saber com antecedência que o bug no seu software pode ser um problema de segurança. E ele tem toda razão. “Se você pensar dessa maneira, então você apenas sabe que os bugs são inevitáveis; a segurança nunca será perfeita”, completou.

A grande diferença, como sempre, vem da transparência e o quão rapidamente as partes envolvidas respondem a esses bugs. Como já falamos em outras reportagens, as empresas de open source são muito mais rápidas em solucionar bugs do que as empresas proprietárias, que, apesar de terem bilhões de dólares nos bolsos, deixam buracos de segurança sem correção por meses para serem explorados.

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados