Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Resposta ao convite por um Flisol com Ubuntu

Enviado por Thiago Zoroastro (thiago·zoroastroΘbol·com·br):

“Olá, eu vi o artigo do Tiago Hillebrandt e gostaria de manifestar minha opinião, respeitosamente.

"Não deixe a opinião de algumas pessoas ferir a liberdade que tanto se prega no mundo livre."

Existe um conflito de conceitos: o que o 'livre' refere-se? Para uns uma coisa, para os outros, outra coisa. É impossível debater mais quando chega-se a este ponto. Porque a conclusão que quer-se chegar são diferentes, então deixa.

Fazer o quê? Saber lidar. Os sistemas compilados com GCC continuam sendo chamados apenas de "Linux", e assim vai, não tem muito o que fazer quando a teimosia fala alto. Ou porque a desinformação é muito aguda.

Respeitar eu respeito, afinal eu também instalo 'sistemas não-endorsados mas também não repudiados' pela FSF, mas eu gosto de deixar claro a distinção e explicar as diferenças, além de não deixar GNU esquecido e procurar fazer as pessoas entenderem as diferentes práticas empregadas para os projetos sustentarem-se.

O Stallman já fez a associação do software livre à economia solidária, que pede NADA, ABSOLUTAMENTE NADA em troca para o usuário usar software livre. Já as distribuições não completamente livres na concepção da FSF (Fundação pelo Software Livre) tem práticas mais "conciliativas" com as lógicas de mercado, ou seja, exige do usuário algo em troca, mesmo que não seja suficientemente ciente disto.

O Projeto GNU é ideológico. O resto é mercadológico. "Seja Ubuntu, seja Fedora ou GNU, seja o que for, respeite.”

Tenham bons dias.” [referência: br-linux.org]

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados