Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Novo "modo secreto" está no beta do Firefox

Bloquear cookies é só o começo: quem já olhou recentemente o arquivo de configurações de algum utilitário no estilo do Privoxy tem noção dos truques quase macabros que vêm entrando em uso para rastrear o tráfego, agora que as configurações default de cada vez mais navegadores são um pouco mais fechadas. O Firefox está em vias de dar mais um passo nessa clássica competição entre escudos e armas. Desejo sucesso.

Via idgnow.com.br:

O novo “modo secreto” do Firefox está um pouco mais perto de tornar-se um recurso padrão do conhecido navegador da Mozilla. As versões beta mais recentes do browser para PCs (Windows, Mac e Linux) e Android vem com um novo recurso chamado Tracking Protection.

Fiel ao seu nome, o Tracking Protection bloqueia ativamente o rastreamento de terceiros. Para fazer isso, o recurso evita o carregamento de qualquer elemento de uma página que possa ter código criado para rastrear seus hábitos de navegação.

Vamos dizer que você visita regularmente um site de notícias que sempre mostra um anúncio fornecido por uma empresa de publicidade terceirizada, e que esse anúncio sempre aparece à direita das notícias. Com o Tracking Protection habilitado, você pode deixar de ver esses anúncios caso eles tenham cookies feitos para te seguir pela web.

Vale notar que o Tracking Protection não é exatamente um substituto para os ad-blockers ou plug-ins como o Ghostery. O novo recurso só funciona quando você está no modo de Navegação Privada do Firefox. O Chrome oferece um recurso parecido conhecido como modo incógnito, apesar de essa ferramenta não bloquear rastreadores de terceiros.

Para testar a novidade, é preciso baixar e instalar o Firefox Beta (aviso: isso pode apagar sua instalação estável do navegador). Uma vez que estiver pronto, clique no ícone de menu “hambúrguer” e selecione New Private Windows/Nova Janela Privada.

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados