Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Network World pergunta: O código aberto pode alavancar a Internet das Coisas?

Via computerworld.com.br:

O open source já está presente em diversos elos da cadeia de valor da Internet das Coisas. Aplicativos em nuvem que coletam e analisam dados são fortemente dependentes e balizados em softwares e padrões de código aberto, por exemplo. Além disso, muitos dos dispositivos e gateways de IoT são executados em alguma versão do Linux.

“Os fabricantes de dispositivos assumiram o código aberto em sistemas operacionais em uma participação de 40 a 50%, mas há também um monte de software proprietário e legado incorporado nos aparelhos que rodam hoje em dia e isso tende a continuar da mesma forma no futuro”, projeta Bill Weinberg, diretor da Black Duck Software. “As aplicações provavelmente serão proprietárias porque representam uma oportunidade, pelo menos na mente dos fabricantes de dispositivos, para fornecer diferenciação”, acrescenta.

Porém, não é tanto a tecnologia dentro dos dispositivos ou nas aplicações de controle o local onde o open source tende a fazer a maior diferença no universo de IoT. É onde a necessidade é maior - o middleware, estabelecendo os padrões de mensagens e os aplicativos de gerenciamento por trás das cenas que essas ferramentas serão determinantes. Sem isso, os clientes e as empresas pensando em investir no conceito terão dificuldade em juntar as peças.

Muitas empresas retardam alguns projetos com receito de apostar em plataformas que não garantam sucesso quando a fumaça da novidade em torno da Internet das Coisas começar a baixar. “Os principais padrões ainda (...)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados