Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Hoje o BR-Linux completa 19 anos

Hoje, 15/11, completamos 19 anos desde que os primeiros conteúdos do que viria a ser o BR-Linux foram produzidos em uma madrugada de plantão – se não me engano, o primeiro texto era um tutorial sobre como imprimir via Ethernet em uma impressora HP, usando o comando lp no Slackware 2.2.

Desde então o site passou por muitas mudanças e reformulações, tendo sido baseado em meros arquivos HTML editados no Joe, depois em um sistema de publicação em PHP criado por mim mesmo, mais tarde nos CMS Movable Type, Drupal e WordPress, até chegar à implementação atual baseada no Axe, que eu desenvolvi pensando nas demandas do site.

O conteúdo, sempre com grande colaboração dos leitores, também refletiu mudanças: os antigos tutoriais explicando como editar o XF86Config para fazer funcionar cada modelo de placa de vídeo Trident, como reconfigurar e recompilar o kernel e como mudar os jumpers do modem US Robotics e editar vários arquivos de configuração do PPPD para conseguir acessar a Internet discada deram lugar a tutoriais de aplicações, mais tarde a notícias, e hoje a ênfase é em divulgação da comunidade nacional e comentário editorial sobre trechos de notícias internacionais.

Parabéns a todos que acompanham o BR-Linux há bastante tempo, e também aos que chegaram mais recentemente mas se integraram à turma. Obrigado por todo o apoio (em especial aos parceiros que ajudaram o site a se manter no ar antes de ele ser autosustentável!), e vamos continuar comemorando aniversários juntos.

Ah, e como lembrancinha da festa, visite a capa do site em 1999 (quando o site tinha 3 anos – cortesia da máquina do tempo) e as notícias mais antigas ainda indexadas no site (que são de 12 anos atrás).

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados