Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Controle de aplicações (camada 7) no firewall Netdeep Secure

Enviado por André Luiz Rodrigues Ferreira (alrferreiraΘnetdeep·com·br):

“Com o avanço que a WEB 2.0 trouxe a Internet, práticas até então pouco exploradas como a interação online, a colaboração e redes sociais têm aumentado há cada dia. Aplicações que até então estávamos acostumados a utilizar somente em redes locais (LAN), iniciaram um processo de migração para o conceito de nuvem, trazendo benefícios que nos dão a certeza de ser uma tendência que veio para ficar.

Em um firewall tradicional as regras são baseadas principalmente nos parâmetros do TCP/IP: endereço de origem e destino, tipo de protocolo, porta, etc. Tudo isso é uma linguagem técnica complexa, que exige um bom conhecimento de redes por parte dos administradores. Cabe ao administrador compreender como cada protocolo funciona e criar uma regra, além de mapear endereços de origem e destino. Além de trabalhoso é algo que exige mais experiência do administrador. Além disso, muitas empresas sofrem com falta de profissionais capazes de manter apropriadamente as regras. Por outro lado, a forma como se acessa a Internet está mudando. Por questão de redundância e eficiência um mesmo site fica hospedado em vários servidores espalhados pela Internet (diversos endereços IPs) e um site pode conter serviços importantes e inúteis/perigosos ao mesmo tempo (ex.: Facebook pode conter informações importantes sobre concorrentes para comparação e ao mesmo tempo jogos que apenas distraem o usuário).

A grande diferença entre um firewall tradicional e um Next Generation é capacidade de filtragem e correlacionamento entre os indicadores de ameaças (conteúdo proibido ou malicioso, malwares, aplicativos não permitidos), além da forma como o administrador indica o que pode ou não pode ser feito. Através de filtros na camada de aplicação é possível configurar regras e políticas de segurança de uma maneira simples, pois o mesmo já contém assinaturas para os aplicativos.

Este tutorial ensina como configurar este recurso no firewall Netdeep Secure.” [referência: netdeep.com.br]

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados