Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Autodesk abre hardware e firmware da impressora 3D Ember

Enviado por Laura Loenert (thisxtrueΘgmail·com):

“E a Autodesk finalmente cumpriu a “promessa”. Na Inside 3D Printing Santa Clara, em 2014, a empresa firmou então o compromisso de tornar open source tanto o hardware como o firmware de sua mais moderna impressora SLS 3D, e o software Spark. Havia dúvidas se isso de fato aconteceria, mas a Autodesk o fez por partes: primeiro lançou uma resina padrão PR48 resin e depois quando liberou o design das peças da impressora Ember 3D.

Assim como nos releases anteriores, firmware e hardware da Ember são licenciados sob a Creative Commons Attribution-ShareAlike license e licenciados sob a GNU GPL. Uma pista de como é a nova máquina de impressão 3D vem da versão modificada da BeagleBone Black, placa de desenvolvimento de baixo custo. Como as partes são relativamente fáceis de fazer – vide vídeo abaixo – esse é um cenário interessante para desenvolvedores em busca de incorporar a tecnologia Autodesk em suas impressoras.

“Abrir o desenho completo de uma ferramenta de precisão tão complicada como a Ember é um território desconhecido para nós. E, sabemos que isso não é necessariamente fácil – os principais equipamentos da Ember possuem uma placa de 6 camadas e os arquivos de projeto estão no formato de uma ferramenta profissional. Embora possa também ser difícil de executar o firmware sem o acesso direto ao Ember, nós fornecemos um link para a imagem do cartão SD, que pode ser usada em um banco Beaglebone Black no desenvolvimento. Por mais difícil que possa ser de seguirmos esse caminho, nós esperamos que nosso compromisso com uma plataforma aberta seja reconhecido, e também o compromisso de tornar todo o campo da manufatura aditiva ainda melhor”, postulou a Autodesk em seu blog.” [referência: 3dprinting.com.br]

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados