Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

XO-1: OLPCNews dá adeus ao One Laptop per Child

O artigo de despedida abre com a pergunta: 8 anos depois, você recomendaria a alguém dar início a um projeto usando o XO-1?

Além do avanço tecnológico e de outras alternativas educacionais bem-vindas que chegaram depois, e do tempo de vida daqueles primeiros e coloridos XO-1 (para os quais já é difícil encontrar peças), a própria organização OLPC já não é a mesma: a sede de Boston, que nasceu com laços com o MIT, já não existe nem funciona, e o fundador Nicholas Negroponte foi em busca de outros projetos interessantes (ligados à alfabetização).

Mas a sede de Miami ainda existe e presta suporte a iniciativas com os aparelhos no Uruguai, Peru e Ruanda, onde imagino que muitas crianças tiveram seu primeiro contato com a informática por meio do XO e de seus herdeiros – hoje produzidos pela Vivitar, que licenciou a marca para vender descendentes do XO para as crianças dos EUA.

Esses descendentes do XO original continuam sendo resistentes para aguentar o tranco do uso infantil, mas uma parte importante do projeto original não os acompanha: o ambiente Sugar como uma plataforma de criação – nos modelos atuais, o usual é dual boot de Android + Fedora/GNOME.

Consta que os ativos da OLPC Association foram recentemente comprados por um banco, mas a associação continuou a ser a dona das dívidas que criou, que montam a mais de US$ 3 milhões. E certamente continuam existindo pessoas que foram inspiradas por seus ideais e darão continuidade à busca dessa redefinição das metas de informatização escolar. (via www.olpcnews.com - “Goodbye One Laptop per Child - OLPC News”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados