Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

XBMC desapega do XBox e vai passar a se chamar Kodi

Quando o popular media center XBMC foi lançado, em 2002, ele era uma solução para assistir diversos formatos multimídia no modelo inicial do XBox, e seu nome era XBox Media Center, de onde veio a sigla adotada até hoje.

Mas o suporte ao XBox ficou para trás1 e, embora há o nome tenha mudado para ser simplesmente "XBMC", a associação ao videogame da Microsoft continuava, assim como a impossibilidade de registrar a marca.

Sem uma marca registrada para o nome, os desenvolvedores não tinham nenhuma alternativa jurídica para impedir que outras pessoas, com interesses diversos, distribuíssem versões modificadas do seu código, chamando-as também de XBMC.

Assim, já no lançamento da nova versão, o sistema vai passar a se chamar Kodi, um nome escolhido por ser pronunciável em diversos idiomas e não estar associado a nenhum outro produto no mesmo campo de atuação. (via www.heise.de - “Aus XBMC wird das Kodi Entertainment Center | heise open”)

 
  1.  Ainda há desenvolvedores que mantém um port (fora da árvore oficial) para o XBox original, mas o sistema nunca foi levado para o XBox 360 e o XBox One.

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados