Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Samsung Z é o primeiro smartphone com o sistema operacional Tizen

A opção da Samsung para ter um sistema operacional pós-PC open source (com kernel Linux) sob seu próprio controle, como alternativa ao Android, cada vez frutifica mais. O Tizen, desenvolvido no seio da Linux Foundation, já está nos smartwatches da empresa, agora um smartphone foi anunciado (para o segundo semestre), e para o ano que vem estão prometidas as primeiras TVs.

Via idgnow.com.br:

Samsung anunciou nesta segunda-feira o primeiro smartphone baseado no sistema operacional Tizen, e promete lançar uma TV rodando o sistema no ano que vem.

Baseado em Linux, o Tizen é visto como uma alternativa ao Android em dispositivos móveis e eletrônicos de consumo. Seu desenvolvimento é apoiado pela Tizen Association, uma organização da qual são parte a Samsung, LG, Intel, Fujitsu, Huawei e várias operadoras de telefonia.

Batizado de “Samsung Z” o aparelho é, segundo a empresa, o primeiro smartphone comercialmente disponível baseado no Tizen e tem um processador Quad-Core de 2.3 GHz, 2 GB de RAM, 16 GB de memória interna, slot para cartões microSD e tela Super AMOLED de 4.8 polegadas. O sistema operacional é o Tizen 2.2.1.

Como no Galaxy S5, também há um sensor de impressões digitais integrado e um modo de “ultra economia de energia” que permite que o smartphone continue em operação mesmo com níveis mínimos de carga na bateria, para emergências.

O Samsung Z será mostrado na Tizen Developer Conference em San Francisco, nos EUA, que começa nesta terça-feira. O aparelho estará disponível no terceiro trimestre na Rússia, e há planos para ampliar a distribuição para outros mercados. O preço não foi informado.

Segundo a Samsung aplicativos para o aparelho poderão ser baixados numa loja própria chamada Tizen Store, e há planos para concursos de aplicativos na Rússia e Comunidade de Estados Independentes, além de um programa promocional de um ano para os desenvolvedores.

A empresa, que já lançou smartwatches (Gear 2 e Gear 2 Neo) baseados no Tizen, planeja produzir também TVs e outros aparelhos baseados no sistema operacional.

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados