Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Rede anônima Tor teve sistema de privacidade comprometido

Segundo os mantenedores do Tor, quem operou ou usou o serviço entre fevereiro e o início de julho deve se considerar identificado pelos autores do ataque.

Via g1.globo.com:

A equipe responsável pelo desenvolvimento do Projeto Tor informou nesta quarta-feira (30) ter sido alvo de um ataque que comprometeu a capacidade de a rede manter as identidades de seus usuários. O Tor é um tecnologia que esconde a origem de uma acesso a um site na internet.

Em 4 de julho, a equipe do Projeto Tor identificou que alguns “relays” (os computadores são integrados ao sistema voluntariamente) executavam um ataque de confirmação de tráfego. Essas máquinas foram integradas à rede em 30 de janeiro e só foram removidas na data em que o golpe foi descoberto.

“Enquanto nós não sabemos quando eles começaram a fazer o ataque, os usuários que operaram ou acessaram os serviços escondidos entre o começo de fevereiro até 4 de julho devem considerar que foram afetados”, informou a empresa.

Segundo a equipe, o ataque envolveu a modificação de um protocolo Tor para tentar confirmar o tráfego movimentado pela rede e, a partir daí, identificar seus usuários. Um ataque como esse já era vislumbrado pela equipe ainda em 2009.

Uma palestra na Black Hat 2014, uma conferência hacker, foi cancelada porque trataria do assunto. A equipe do Projeto Tor afirmou que tentou contatar os pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon responsáveis pela palestra e não foram respondidos.

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados