Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

[Opinião] Relembrando a ética do software livre

Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com):

“Há alguns meses, fui muito criticado por escrever um artigo no qual afirmava que uma popular distribuição era a inimiga número um do software livre em nosso país. Dentre as principais razões, citei o fato de a mesma oferecer serviços e programas proprietários.

Os usuários daquela distribuição argumentaram que meu ponto de vista estava incorreto pelo fato de ser impossível viver sem os programas fechados e que, para fazer isso, deveríamos retornar à linha de comandos, uma visão equivocada, e evocaram para si o direito à liberdade de escolher o que quiser usar.

Agora, uma captura de tela de um fórum sobre uma linguagem de programação proprietária ilustra perfeitamente tudo aquilo que eu quis dizer, mas que não soube expressar. No tópico, o programador pede ajuda aos amigos foristas para que o programa que ele está desenvolvendo fique artificialmente lento após alguns meses, a fim de que o cliente pague a mais para que seja realizada uma "manutenção".

Embora uma atitude como essa possa chocar o leitor à primeira vista, ela é quase uma brincadeira infantil perto do que grandes empresas de software proprietário são capazes de fazer para manter sua clientela. Sempre ficamos com o ônus da dúvida, pois como o código do programa é fechado, não temos, a princípio, como comprovar a existência de tal comportamento antiético, malicioso e ilegal.

Felizmente, o software livre não sofre desse mal, pois como o código-fonte está disponível a todos, qualquer um pode auditá-lo e uma artimanha dessas certamente não permaneceria oculta por muito tempo.

Desta forma, reafirma-se que só o software livre é ético e, portanto, devemos preferi-lo a qualquer outra solução fechada, por mais vantajosa que seja.” [referência: vidadeprogramador.com.br]

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados