Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

O Firefox OS é necessário?

No artigo ¿Es necesario Firefox OS?, o MuyLinux pergunta e já oferece a sua resposta.

Pessoalmente, acho que a pergunta mais interessante é: o Firefox OS é tão relevante para a comunidade de atuais usuários dos produtos da Mozilla quanto é necessário para a continuidade da relevância da própria Fundação Mozilla? Afinal, não tenho dúvida de que o Firefox OS é estratégico para a visão de futuro que a própria organização definiu – bem mais do que o navegador Firefox para desktop que, se a visão deles se concretizar, talvez tenha um futuro similar ao do Mozillão ou ao Thunderbird: a ida ao escanteio para preservar recursos para os produtos que realmente interessam à estratégia mozillística.

Para identificar o contexto, aponto que uma pergunta similar poderia ser feita com o mesmo interesse para outra organização que descobriu que sua popularidade (relativa) no desktop não lhe serviria muito em uma visão de futuro fortemente mobile. Ficaria assim, alterando só os personagens: o Ubuntu para tablets/celulares/TVs é tão relevante para a comunidade de atuais usuários dos produtos do Ubuntu quanto é necessário para a continuidade da relevância da própria Canonical?

Eu não sei as respostas, e o tempo se encarregará de responder, mas desconfio que ambas sejam 'não' – ambas as organizações estão em busca de outro público, bem maior que o atual.

Já quanto ao artigo do MuyLinux, o ponto de vista é ligeiramente diferente, embora compatível: o autor diz que o ritmo de evolução do navegador Firefox diminuiu, ainda que a periodicidade dos releases tenha aumentado, e que a causa seja o foco (e os recursos) transferidos para o Firefox OS, embora um navegador móvel da Mozilla e sua infraestrutura para rodar apps web como se fossem nativas pudessem (ou possam) rodar em outros sistemas operacionais livres cujos autores não competem – por recursos de desenvolvimento – contra a evolução dos produtos desktop da Mozilla. (via www.muylinux.com - “¿Es necesario Firefox OS? - MuyLinux”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados