Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Novena, um PC quase completamente Open Source

Via idgnow.com.br:

Um novo computador feito quase que inteiramente com hardware Open Source está em pré-venda. Mas em contraste à maioria do software Open Source, ele não é “grátis”, nem sequer barato.

O projeto é chamado Novena e, como menciona a Wired, quase todos os seus componentes são Open Source. Os usuários podem mergulhar nos esquemas da máquina e analisá-los em busca de oportunidades para melhorias, bugs ou “backdoors” plantadas pelo governo. Também podem adicionar seus próprios componentes ao hardware, e reprogramá-lo como bem entenderem. O mesmo pode ser dito sobre a maioria dos drivers para o hardware (incluindo os drivers da interface Wi-Fi) e o firmware do sistema. Até mesmo o chassis foi projetado de forma a facilitar o acesso aos componentes e eventuais modificações. Os pedidos devem ser feitos através do Crowd Supply, um sistema de Crowdfunding similar ao Kickstarter.

Por US$ 500 o usuário leva para a casa uma placa-mãe contendo um processador quad-core Freescale i.MX6 de 1.2 GHz, baseado na arquitetura Cortex A9 e um dos poucos componentes que não é completamente Open Source, 4 GB de RAM, um cartão microSD de 4 GB com o sistema operacional Debian, uma interface Wi-Fi, porta Ethernet, duas portas USB, entrada para microfones, saída para fones de ouvido e uma fonte de alimentação.

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados