Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

NavSpark: compatível com Arduino, mas com processador livre e receptor de GPS

Enviado por João Alberto (joao·albertoΘgmail·com):

“A SkyTraq, uma empresa Taiwanesa que projeta receptores de GPS, lançou recentemente uma campanha de crowdfunding com a seguinte proposta: dar novas utilizações a um chip fabricado por eles, disponibilizando um kit de baixo custo para a comunidade de makers compatível com o mesmo ambiente de desenvolvimento do Arduino.

O processador contido no chip é o LEON3, projeto de hardware livre desenvolvido pela Aeroflex Gaisler, com códigos disponíveis sob a licença GPL. Esse processador implementa a arquitetura SPARCv8, e já é utilizado em projetos da Agência Espacial Europeia. Agora, com a proposta da SkyTraq, a compra e utilização dos chips passa a ser mais acessível para os "meros mortais". Vale lembrar que o processador é de 32-bits, funciona a 100MHz, e tem unidade de ponto flutuante, sendo portanto bem mais poderoso que o chip de um Arduino.

Como não poderia deixar de ser, já que o chip está sendo comercializado por uma empresa da área, este vem com suporte à recepção de sinais de GPS e, dependendo da versão escolhida, simultaneamente também de GLONASS ou Beidou - constelações de satélites respectivamente russos e chineses, também voltadas ao posicionamento global.

Apesar de o kit não ser 100% hardware livre, devido ao projeto da interface de radiofrequência interna do chip não ter sido liberado, temos uma evolução com relação ao Arduino, que utiliza um processador proprietário (ATmega). Mas nem tudo são rosas do ponto de vista de liberdade: o processamento de sinais de GPS é feito em firmware, no processador LEON3, e a biblioteca de software responsável por isso será disponibilizada pela empresa apenas como código objeto. Apesar disso, uma das versões do kit é capaz de enviar os sinais a um computador, onde estes podem ser processados pela biblioteca de software livre RTKLIB, que fornece coordenadas com altíssima precisão (na ordem de centímetros).

Um kit individual está custando $22, e um pacote com dois kits sai por $39. O que está esperando para pedir o seu? A campanha vai somente até 6 de fevereiro.” [referência: indiegogo.com]

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados