Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Na defensiva: chefona da Mozilla tenta explicar nova posição quanto a anúncios no Firefox

Mitchell Baker, que é a chair da Mozilla Foundation, veio a público numa tentativa de explicar o que é e por que é do interesse do projeto a recentemente anunciada decisão de passar a vender anúncios e exibi-los no Firefox.

Ela e o artigo sintetizam algumas das preocupações dos usuários, e ela busca contrapor algumas visões positivas (por exemplo, esses anúncios inicialmente anunciados não terão o recurso de "tracking").

Sabendo da origem da Mozilla como resultado do que aconteceu com a Netscape após uma guerra de browsers e do trabalho que deu transformar aquele navegador no Firefox, hoje admirado por tantos, confesso que parei de ler o texto ao chegar no seguinte trecho de declaração da Mitchell, que traduzo tão fielmente quanto consigo:

"Por certo número de anos nós nos recusamos a ter qualquer relacionamento com os nossos usuários além de nós fornecermos o software e eles usarem. Nós resistimos a oferecer conteúdo a não ser que ele viesse diretamente de uma ação explícita do usuário. Isso fazia sentido a princípio quando a web era tão nova. Mas ao longo dos anos várias pessoas passaram a esperar e querer que o software faça coisas por elas, registre o que o usuário fez antes e faça algo útil com isso" (grifo meu). Mas talvez você queira ler além. (via www.zdnet.com - “Mozilla clarifies, defends Firefox ad position | ZDNet”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados