Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Congelamento: problemas financeiros da GNOME Foundation levam a medidas drásticas

É um caso típico de ser vítima do sucesso: devido à popularidade do programa GNOME Outreach for Women (de inclusão feminina no desenvolvimento de software livre e de código aberto), que tem custos elevados e receitas não tão grandes assim, a GNOME Foundation esgotou sua reserva de caixa, situação que foi agravada pelo fato de o staff estar sobrecarregado devido à necessidade de gerir e operar o próprio programa Outreach, e de o planejamento financeiro para este ano ter tomado como base os números de anos anteriores, em que não havia essa situação.

E não estamos falando de um punhado de moedas: a rodada mais recente do programa Outreach teve ~30 participantes, com bolsas de US$ 5.000.

Administração financeira de fundações e projetos de voluntários tende a ser um processo complicado, e isso acaba de ser verificado também pela GNOME Foundation. Mas, se a situação demonstra que não houve atenção suficiente à gestão, ao menos o plano de recuperação é bastante digno: congelar todos os desembolsos não essenciais à operação da fundação, reforçar a busca de pagamentos pendentes de patrocinadores do programa Outreach e dos eventos do GNOME, e aumentar a busca de fontes de receita adicionais.

A expectativa da direção da fundação é que a situação volte ao normal em questão de meses. (via www.phoronix.com - “[Phoronix] The GNOME Foundation Is Running Short On Money”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados