Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Cinco motivos para virtualizar sua empresa

Enviado por Janaina Cezar (janainacezarΘnbpress·com):

“A virtualização de um ambiente de trabalho é muito mais do que repartir um servidor físico ou na núvem pública e privada, em centenas ou até milhares de pontos de acesso. A solução traz benefícios para vários setores de uma empresa, da administração ao departamento financeiro, independentemente do porte ou segmento de atuação. Veja abaixo cinco motivos para virtualizar seus servidores:

Redução de gastos – Um dos principais benefícios da virtualização é a economia em diversas frentes, com hardware, consumo de energia, aluguel de espaço físico, manutenção. Com um único servidor apto para todas as aplicações e recursos, as máquinas virtuais são acessadas remotamente por qualquer computador com configurações básicas ou até mesmo de uso pessoal, para realizar cada serviço.

Alta disponibilidade – Algumas empresas têm sistemas críticos que não podem ficar fora do ar sequer por um minuto. Em um sistema virtualizado, por meio do acesso remoto, é possível corrigir falhas em qualquer máquina virtual (VM), restabelecendo instantaneamente o serviço com base nos pontos de restauração e backups realizados periodicamente, garantindo o funcionamento do serviço e a produtividade dos colaboradores.

Padronização do sistema – Mesmo com diferentes sistemas operacionais instalados em cada ponto de acesso, a virtualização permite a homogenização do ambiente virtual. Com isso, uma aplicação pode ser instalada no servidor sem se preocupar com conflitos e incompatibilidades em drivers de cada máquina. Além disso, uma solução para uma determinada VM pode ser estendida para todas as outras.

Controle de acessos – O servidor virtualizado é uma grande central que permite ao gestor liberar acessos, agendar e atribuir tarefas para cada máquina virtual. Os gerenciadores e hipervisores fornecem relatórios completos de capacidade de recursos, oferecendo a alternativa de realocá-los de acordo com a demanda, quando necessário.

Sustentabilidade – Incentivos fiscais para centros de processamentos de dados que aplicam o conceito de TI Verde são uma tendência internacional contra a emissão de CO², utilização de ar condicionado e consumo de energia. Os recursos da virtualização amenizam o impacto no meio ambiente, já que demanda menos equipamento e espaço físico.

*Francisco Panis Kaseker (francisco.kaseker@mandriva.com.br) é especialista em cloud da Mandriva, fabricante franco-brasileira de software livre para o mercado corporativo – www.mandriva.com/br/”

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados