Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ouya: videogame com Android vai custar US$ 99 (nos EUA) e chega às lojas em julho

Na primeira vez que mencionamos o Ouya, em julho do ano passado, ele foi descrito assim: “O Ouya é o conceito de um console totalmente open-source e hackeável que roda Android.”

Via info.abril.com.br:

O console Ouya, que rodará Android, será lançado em 4 de junho nos Estados Unidos. O produto, que já está em pré-venda, pode ser comprado por 99,99 dólares, acompanhado de um controle.

(…) Entre os lançamentos prometidos para Ouya, estão títulos da franquia Final Fantasy e também jogos a serem divulgados da Namco, além de uma série de produções independentes. Ao todo, 200 títulos estão previstos para Ouya.

• Publicado por Augusto Campos em 6/02/2013 às 10:00 am
• Link direto para este post: http://br-l.org/!48452
• Siga no Twitter: @brlinuxblog e @augustocc
• Mais posts do mesmo tema: Pós-PC

Comentários dos leitores para “Ouya: videogame com Android vai custar US$ 99 (nos EUA) e chega às lojas em julho”

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Em algumas notícias os comentários são exibidos de forma paginada, com links abaixo do formulário de inserção de novo comentário. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

  1. Spif (usuário não registrado) em 6/02/2013 às 1:35 pm

    Vai ser lançado e posteriormente esmagado pela Steam e suas Steamboxes, pelos novos modelos do PS e do XBox, sem contar o Wii-U.

  2. Carlos Felipe (usuário não registrado) em 6/02/2013 às 1:46 pm

    Wii-U é horrível…

  3. Ironmaniaco (usuário não registrado) em 6/02/2013 às 2:08 pm

    @Spif

    Tem cara de ser um N900. Cheio de funcionalidades, porém, um brinquedinho nerd.

  4. Weber Jr. (usuário não registrado) em 6/02/2013 às 3:11 pm

    Esse tipo de projeto infelizmente só é facilmente feito hoje em dia. Dez anos atrás, seria para dominar o mundo. Nem digo tanto pelo preço, mas sim por criar uma plataforma de referência.

    Ainda pode dar certo, mas fica complicado numa época que hardware algum tem tempo para se estabelecer.

  5. Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 6/02/2013 às 3:19 pm

    deixou de ser vapor

  6. Bozo (usuário não registrado) em 6/02/2013 às 3:32 pm

    @Weber Jr.

    Bem observado a questão do hardware, apesar que a grande sacada do console na minha opinião seja justamente usar Android que é um OS relativamente aberto com grande número de desenvolvedores e jogos,ou seja não foi preciso criar o console do zero, viabilizando o projeto e talvez até criando as condições necessarias para sua aceitação no mercado.

  7. Spif (usuário não registrado) em 6/02/2013 às 3:48 pm

    Pfff, o problema dele é usar Android. Um SO fechado e com jogos mal acabados para celular.

    Por isso a Steam foi atras do Linux e do Windows 8: sistemas de gente grande.

  8. Bozo (usuário não registrado) em 6/02/2013 às 4:50 pm

    @Spif

    Ok seria melhor ter um ‘Linux’, mas rodar que jogos? a empresa desenvolvedora do Ouya não tem o poderio financeiro de uma Steam para bancar um porte de um grande jogo. Quanto a qualidades dos jogos eu não sei(alias desde que descobri as garotas nunca mais joguei :)), mas ouvi falar que a qualidade de alguns jogos(para Android) é muito boa, e o desempenho(Ouya) idem (graças ao overclock do processador).

  9. Ivan (usuário não registrado) em 6/02/2013 às 5:24 pm

    @Bozo

    Existem 3 versões do Tegra 3, T30L, T30 e T33. O ouya utiliza o T33, que roda a 1,6Ghz em modo quad-core ou 1,7GHz em sigle-core, não achei que ele rode em over (se bem que com a refrigeração extra provavelmente daria sem problemas). E sim, existem jogos muito bons e bem feitos pra Android, assim como uma gama enorme de aplicativos em geral, o que pra mim, ao contrário do que o Spif acredita, vai ajudar muito o Ouya.

  10. Weber Jr. (usuário não registrado) em 6/02/2013 às 5:36 pm

    Levem em consideração que todo o problema de alguns com o Android é por ser o Google que controla,

    Bozo,

    “ou seja não foi preciso criar o console do zero, viabilizando o projeto e talvez até criando as condições necessarias para sua aceitação no mercado.”

    Sim, não discordo de nada disso. Mas digo na questão de expectativa do público, que acha o hardware de 6 meses atrás antigo.

    Mas pode superar tudo isso se conseguir se manter com boa biblioteca de jogos e se estabelecer.

    Afinal tem gente que desenvolve até hoje pra Nintendo 64 e até pra ZX Spectrum. :D

  11. FAbio (usuário não registrado) em 6/02/2013 às 6:32 pm

    Tem angry birds? Então vai vender.

  12. Renato (usuário não registrado) em 6/02/2013 às 8:20 pm

    Não entendo como isso pode fazer sucesso se já tenho o Android com todos os jogos que gosto no meu tablet.

  13. Spif (usuário não registrado) em 6/02/2013 às 8:26 pm

    Bozo, tem jogos bons, mas jogos bons PARA CELULAR. Não se compara ao BF 3, Mass Effect e tantos outros.

    Lamento ouvir que não joga mais, o que me faz compreender que você não entende o cenário dos jogos atuais. BTW, pessoas normais conseguem lidar com mulheres e jogos. ;)

  14. Bozo (usuário não registrado) em 6/02/2013 às 10:25 pm

    @Spif

    O publico alvo de consoles vem se diferenciado, a partir do Wii, creio, a industria começou a notar que existem pessoas que não se importam com gráficos extremamente realistas e/ou enredos complexos, encaram os jogos como uma passatempo/diversão ocasional, o Ouya pode ter sucesso justamente com esse publico, sendo barato e com uma vasta biblioteca de jogos divertidos e rápidos por assim dizer.

    Quanto a frase:
    “alias desde que descobri as garotas nunca mais joguei :) ”

    É apenas um marco no espaço-tempo, não existe relação de causalidade :)

  15. Bozo (usuário não registrado) em 6/02/2013 às 10:43 pm

    Complementando:

    Spif, quanto sua aposta do fracasso do Ouya, pode ser que sua aversão ao robo verde esteja deturpando sua visão, mas de qualquer forma é provavelmente mais valida do que a minha dado seu suposto entendimento(e o meu confirmado desentendimento) do cenário dos jogos atuais.

  16. Bozo (usuário não registrado) em 6/02/2013 às 10:59 pm

    @Ivan

    Valeu pelo esclarecimento, eu tinha ouvido falar sobre o suposto overclock do processador, dada a refrigeração extra, mas não tinha me aprofundado nas especificações do console.

    @Weber Jr
    “…Mas digo na questão de expectativa do público, que acha o hardware de 6 meses atrás antigo.”

    Sim, concordo, mas é como disse ao Spif acho que o espaço para o Ouya é justamente nos jogadores ocasionais, que não tem essa preocupação com as especificações do hardware.

  17. laponta delapicula (usuário não registrado) em 7/02/2013 às 7:23 am

    esqueceram de citar o projeto SHIELD da nvidia…

    bom que com o OUYA e com o SHIELD, teremos jogos melhores em desenvolvimento/port para android, pena que alguns estarão em app-markets próprios em vez do google play… e talvez (talvez) com relação ao hardware em questão … como o tegra 3 e 4, mas espero que possa ser compativel com outros hardwares mais decentes de smarts e tablets …

  18. leleco teco (usuário não registrado) em 7/02/2013 às 7:30 am

    tá tenso esse filtro anti-spam nhein …. mas que soda limonada

    filtro bobo e feio e chato … XD

  19. leleco teco (usuário não registrado) em 7/02/2013 às 7:31 am

    confirmado, esse troço chato desse filtro anticaspa, anti-spam tem lista negra …. valeu augusto …

    criou um anti-leitores comentadores …

  20. leleco teco (usuário não registrado) em 7/02/2013 às 7:34 am

    parabéns…

    e o comentario gigante cheio de links que em teoria passaria pela admin/moderação de outro post foi pro limbo, uma bela resposta sobre comparação e hardware totalizando minha idéia de, …. ah deixa pra lá, opnião de leitor não importa né …

  21. leleco teco (usuário não registrado) em 7/02/2013 às 7:35 am

    ‘br-machintoshi” deve tá tomando bastante tempo com os adoradores da maçã …

  22. Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 7/02/2013 às 8:11 am

    @Carlos Felipe:
    Por que o Wii-U é horrível?
    (É uma pergunta séria, quero realmente saber a sua opinião, pois eu não vi este console ainda e acho que isso vai demorar…)

  23. Tem gente ai dizendo que o problema do Ouya é ser Android e o bom do Steam Box é ser Linux! Pra mim, pelo menos, isso é absurdamente sem sentido, poque Android é Linux. A parte fechada do Android é comparável ao X11/Gnome/KDE no Linux, ou seja, coisas que vão interferir pouco quando vc estiver jogando Modern Combat online.
    A única coisa que gostaria de ver senda atualizada no Ouya é o processador, para um Tegra 4, e pelo menos mais 1GB de memória, do resto, o Ouya te da, no mínimo, um belo de upgrade “smart” na sua TV.
    Eu vou comprar 1, se não custar o preço de um PS4 aqui em terras Tupiniquins!

  24. Vamos ver agora se fará sucesso. Eu duvido. A ideia não é nova e o console que provavelmente inspirou o Ouya (Zeebo) foi um fracasso. O motivo não é difícil de imaginar. Conforme já dito acima, jogos para celular são bons PARA CELULAR. Uma coisa é jogar numa tela pequena de um celular ou mesmo de um tablet, outra é jogar nas telas enormes dos televisores modernos. Com hard e software de celular, esse console sempre estará em desvantagem técnica num mercado dominado por máquinas especialmente projetadas para jogos. Vimos isso com o Zeebo, que perdia feio para o então já velho PS2. Agora não será diferente.

  25. Salomão (usuário não registrado) em 7/02/2013 às 12:24 pm

    [reenviando]

    @Boi, o motivo que você citou (jogos portados de celular) não foi nem de longe a causa principal para o naufrágio do Zeebo. Haviam VÁRIOS equívocos no design do hardware, do sdk e na forma de tocar o negócio, era tanta coisa errada que aparentemente nem a própria Tectoy levou aquilo a sério.

    Quanto ao Ouya, saiu uma nota faz uns 15 dias falando de “mais de 150 jogos exclusivos” mas sem maiores detalhes. Provavelmente é tudo jogo indie, resta saber se pelo menos 10% desses exclusivos vão prestar. Outra: só eu que achei estranho falar em “jogo exclusivo” prum console baseado em Android?

  26. Spif (usuário não registrado) em 7/02/2013 às 12:25 pm

    Android é Linux, Steam não é o paraíso das DRMs… Quais falácias vocês vão trazer mais?

    Mas respondendo ao Bozo, eu não gosto é dessa de “Android é Linux” ou “Android é Livre”, pelo fato de serem mentiras. Não ligo para o Android, não compraria pelo que ele representa e por ele ser apenas mais uma peça para sustentar o monopólio do Google.

    O problema é que ninguém usa mais essa do perfil casual, porque casual games não dão dinheiro fora dos tablets e celulares. Casual gamer joga quando não tem mais nada pra fazer. Essa vai ser a queda do Ouya.

O prazo para comentar neste post já expirou - visite a capa do site para posts mais recentes.