Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


CEO da Nokia diz que por lá tudo é possível, até usar o Android como plataforma

Via bgr.com:

Em uma entrevista ao El Pais, o CEO da Nokia Stephen Elop disse que, embora a empresa continue completamente comprometida tanto à Microsoft quanto ao Windows Phone, a companhia está sempre avaliando suas opções para aparelhos futuros, incluindo usar o Android como plataforma. A frase “hoje estamos comprometidos e satisfeitos com a Microsoft, mas tudo é possível” consta na transcrição que li, bem como a menção específica ao Android. Menções ao Meego e ao Symbian eu não localizei, entretanto.

• Publicado por Augusto Campos em 8/01/2013 às 9:30 am
• Link direto para este post: http://br-l.org/!47813
• Siga no Twitter: @brlinuxblog e @augustocc
• Mais posts do mesmo tema: Pós-PC

Comentários dos leitores para “CEO da Nokia diz que por lá tudo é possível, até usar o Android como plataforma”

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Em algumas notícias os comentários são exibidos de forma paginada, com links abaixo do formulário de inserção de novo comentário. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

  1. Quando a água bate na bunda…

  2. Weber Jr. (usuário não registrado) em 8/01/2013 às 10:06 am

    Deve ser só uma luz alta para MS.

    Talvez tenham se desentendido em alguma negociação e para pressionar falou isso em público.

  3. Bozo (usuário não registrado) em 8/01/2013 às 11:03 am

    @Jeremias
    …o mercado come c* molhado…

    :D

  4. Diogo (usuário não registrado) em 8/01/2013 às 11:12 am

    Esse é o pior CEO do mundo, a Nokia vendia 120 milhões de Symbian a 2 anos, hj não vende 8 milhões de WP, o Symbian sempre foi bom de venda e bom de recursos.
    O MeeGo é superior ao Android e ele abandonou.
    Ele não usará Android, mais fácil a Nokia acabar, aliás, já acabou, aquilo é uma divisão da Microsoft.

  5. Adnus (usuário não registrado) em 8/01/2013 às 11:29 am

    Como previsto, é a história da PALM se repetindo. Estão perdidos, estão perdendo mercado e vão se perder mais ainda…

  6. ubuntuholic (usuário não registrado) em 8/01/2013 às 11:42 am

    Decisões radicais dá nisso: Sucesso ou fracasso, não existe meio terno.
    O tal de plano B, parece que vai ser vender o que restou para a Huawei.
    http://www.tudocelular.com/nokia/noticias/n27561/huawei-podera-controlar-nokia.html?cp=3

  7. Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 8/01/2013 às 12:14 pm

    hehe seria interessante se a nokia ainda tivesse qualidade e embarcasse android em seus smartphones.

  8. Spif (usuário não registrado) em 8/01/2013 às 12:27 pm

    Huawei faz bons produtos.

    E o Meego é superior ao Android. Queria ver eles abraçando o Frefox Os

  9. Spif (usuário não registrado) em 8/01/2013 às 12:31 pm

    Oh, a Nokia tem qualidade, o hardware dela é muito bom e o Windows Phone é exemplarmente otimizado ao hardware, ai ponto que mesmo nos aparelhos de demonstração nas lojas não existe lentidão.

    Você pode até reclamar do sistema, se acreditar no conto do Android livre, mas os aparelhos deles são feitos com muito esmero, em comparação ao monte de bosta que a Samsung faz.

  10. Arpoador (usuário não registrado) em 8/01/2013 às 1:01 pm

    Vejo o Symbian Belle hoje e gosto dele (Nokia 701 DTV). Se dessem continuidade à esse projeto… Nokia, a empresa que não cansa de errar…

  11. Rogerio (usuário não registrado) em 8/01/2013 às 1:24 pm

    Também tenho um 701, custou menos de 1/3 dos badalados iphones/s3, tem uma excelente câmera, o gps muito bom (posso acessar em internet), radio fm, tem tudo que preciso…

  12. Diogo (usuário não registrado) em 8/01/2013 às 3:50 pm

    e o 701 tem mais recursos que o ios e windows phone, é mais rápido que androids 4x mais caros que ele. Nokia só fez caca ultimamente.

  13. Arpoador (usuário não registrado) em 8/01/2013 às 5:49 pm

    Ainda tenho uma teoria que este CEO do capeta foi subornado por alguma empresa para destruir a Nokia. E o que mais me surpreende é a falta de reação de acionistas ou da própria diretoria. Ela foi engolida de uma forma sem precedentes. Errar faz parte, reduzir custos necessário, mas destruir a outrora “maior fabricante de celulares do mundo” e de enojar.

  14. Arllen Alves (usuário não registrado) em 8/01/2013 às 6:09 pm

    Concordo com o Diogo.

    Se a NOKIA continuasse investindo no MEEGO e no SYMBIAN, tenho certeza que seriam opções interessantes.

    As duas coisas que senti falta quando usei o SYMBIAN foram bons apps, que são poucos na ovi store e a sincronização de contatos com o Google Contacts. Na verdade até que existe, mas é via SyncML. O recurso é muito limitado… além de não suportar “custom tags” assim como o M$ EXCHANGE.

    Mas, em geral, o Symbian Belle FP2 é excelente!! O Meego, nem se fala… é outra coisa boa que so precisava de investimentos e dedicação.

  15. Clésio Luiz (usuário não registrado) em 8/01/2013 às 6:37 pm

    @Arpoador

    Pode apostar que se Elop está onde está, é porque a diretoria da Nokia quer. Ele não comanda a Nokia contra a vontade dos seus diretores. Se eles realmente fossem contra o que ele fez, já teria sido deposto, como Steve Jobs foi da Apple nos anos 80. Se fosse da vontade deles, uma reunião seria feita e se a maioria estivesse de acordo, ele seria demitido da empresa.

    Dito isso, se Elop é um vendido, pelo menos a maioria da diretoria da Nokia também é.

  16. Diogo (usuário não registrado) em 8/01/2013 às 6:48 pm

    Lembrando que Stephen Elop era o CEO da Macromedia quando ela se quebrou toda e teve que ser vendida pra Adobe.

  17. Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 8/01/2013 às 7:17 pm

    “Ela foi engolida de uma forma sem precedentes. Errar faz parte, reduzir custos necessário, mas destruir a outrora “maior fabricante de celulares do mundo” e de enojar.”

    Arpoador, o que mais me surpreende é justamente a velocidade da queda da Nokia.

    Perder participação de mercado é normal, especialmente para empresas que fazem escolhas erradas.

    As perdas que a Nokia teve nos últimos 2 anos, porém, são absolutamente incompatíveis com uma empresa que liderou o mercado mundial de celulares durante 14 anos consecutivos. É preciso fazer escolhas muito erradas para chegar a essa situação.

    Note-se que as perdas da Nokia não são apenas perdas de participação de mercado: são os prejuízos apurados na contabilidade de cada trimestre, são as demissões de funcionários, são os fechamentos de unidades, é a redução do valor de suas ações. Tudo isso num tempo recorde.

  18. Arpoador (usuário não registrado) em 8/01/2013 às 7:42 pm

    @ Clésio você está certo. Minha revolta é a direção dada à uma empresa formidável…
    @Joaquim, é justamente o seu comentário (muito pertinente)que me faz questionar: o que está acontecendo com a Nokia?

  19. Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 8/01/2013 às 7:50 pm

    Stephen Elop e toda a diretoria estão onde estão e fazem o que fazem, porque têm aval dos acionistas da Nokia.

    E aí a situação fica ainda mais surpreendente: é compreensível que uma pessoa (Stephen Elop) cometa um erro crasso. O problema é todo um conjunto de acionistas referendar e insistir no erro do CEO.

    Meu palpite é que os acionistas realmente acreditaram que o Windows Phone seria a solução para recuperar as vendas (que, na época, já começavam a declinar) e manter a liderança da Nokia num mercado cada vez mais dominado por smartphones, mas agora, diante do desastre perpetrado por Stephen Elop, eles estão receosos de mudar o comando da empresa em meio à crise.

    A Nokia jogou fora todo o trabalho que ela mesma investiu no Symbian e no Meego. Agora, caso optasse pelo Android, pelo Firefox OS, pelo Ubuntu Phone ou mesmo por um retorno ao Symbian e ao Meego, ela teria de jogar fora todo o trabalho desenvolvido sobre o Windows Phone. Ela recomeçou do zero com o Windows Phone e teria de recomeçar do zero novamente. Acho que isso pesa bastante na atual decisão de manter Stephen Elop. E talvez os acionistas também sejam pessoas de fé e acreditem que o Espítio Santo pode interceder e fazer Stephen Elop operar milagres.

    E também há uma hipótese adicional (que não exclui a hipótese acima): ninguém sabe os exatos termos do acordo celebrado entre Microsoft e Nokia. O contrato assinado por Ballmer e Elop talvez preveja multa e indenização, caso a Nokia desista do Windows Phone.

  20. Arpoador (usuário não registrado) em 8/01/2013 às 9:01 pm

    @ Joaquim Mariano, sua resposta é bastante coerente.

  21. Spif (usuário não registrado) em 8/01/2013 às 9:50 pm

    Não é que ele seja vendido, o ponto todo é que NINGUÉM é demitido por comprar Microsoft.

    Sinceramente, eu não acho que tenha sido uma péssima idéia cuspir na cara do Android e do Google. A qualidade média dos dispositivos android é muito baixa.

    Não existe um DESASTRE na Nokia, que não vive só de smartphones. A percepção de vocês é essa de que se você não está no Android, está ferrado. A Apple não usa android e vende telefone como se fosse pão quente!

  22. Marcos (usuário não registrado) em 8/01/2013 às 10:20 pm

    Sem querer ser pessimista, mas nem adotando o iOS ela deve sair do buraco.

    O problema do Symbian é que a Nokia era muito lenta pra evoluir o sistema, sendo que como ele começou atrasado no mercado, teria de ser o contrário. O que alegaram sobre o Meego é que temiam não atrair desenvolvedores suficientes pra plataforma, devido às dúvidas quanto às finanças da empresa e o capital disponível pra investimento.

    E como a Nokia já tinha trabalhado antes com a MS, que tem muito mais caixas e muito mais desenvolvedores no Windows que poderiam vir à adotar à plataforma, a escolha pelo Windows Phone não foi tão surpreendente assim.

    Mas os fatos falam por si: a Nokia já não é uma gigante faz tempo e se formos analisar o hardware dela, não é nada surpreendente quanto foi no passado. E como a empresa está com queda livre e com o caixa minguando, não sei qual o fôlego teria pra adotar Android a essa altura do campeonato.

  23. Mario (usuário não registrado) em 8/01/2013 às 10:27 pm

    Construiu todo um ecossistema de aplicativos exclusivos para Windows Phone.

    Não acho que irão abandonar a Microsoft justo agora que as vendas melhoraram e o Windows Phone está começando a ficar bom.

    Já li várias noticias que dizem que a Nokia não está conseguindo abastecer o mercado com os Lumia 920. Parece que nem a Nokia acreditava que a procura seria tão grande e demitiu boa parte dos funcionários e fechou fábricas. Agora não tem como atender a demanda.

    http://youtu.be/m4LFVRYoBYo

  24. Alexandre Sebrão (usuário não registrado) em 9/01/2013 às 12:26 am

    Eu acabei de adquiri um Nokia Lumia 900, e como smartphone, achei excelente, o WP realmente tem uma MarketPlace horrorosa, muito fraca e com aplicativos mal acabados, mas por isso q eu o adquiri, estou programando mobile agora e estou aproveitando para entrar num mercado q está carente, diferente do Android e iOS, claro que meu publico alvo é menor, mas eh melhor 200 pessoas para 1 aplicativo q 10000 para 120000 aplicativos.

  25. Paulo (usuário não registrado) em 9/01/2013 às 1:23 am

    Não tenho nada contra o androis muito pelo contrario meu cel é android, mais que a nokia teria se dado muito melhor se tivesse apostado no meego isso eu tenho certeza, o sistema é muito rápido e estável, não acho que ela deveria adotar o android e sim evoluir o symbiam, ou melhor como já falei apostar no Meego para ter um bom diferencial, apostar no WP8 foi furada, o sistema até é bom, mais a nokia com isso perdeu o rumo.

  26. Arpoador (usuário não registrado) em 9/01/2013 às 10:24 am

    @Spif ninguém aqui falou que a Nokia não deveria usar o Android, falamos sim que a Nokia deveria continuar o desenvolvimento do Meego e do Symbian.

O prazo para comentar neste post já expirou - visite a capa do site para posts mais recentes.