Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Agora vai: Ubuntu muda a direção do seu redemoinho no Unity

Enviado por Frnacivan Bezerra (fba·igΘig·com·br):

“De acordo com o blog OMG! Ubuntu!, o ícone do Ubuntu no Unity do Raring Ringtail, que será lançado no próximo dia 25 de abril, mudou de direção. Antes da mudança o redemoinho ao fundo do ícone girava no sentido anti-horário, mas, por razões culturais e estéticas, passou a girar no sentido horário.

Ainda de acordo com o site, um usuário enviou há algum tempo um e-mail para Mark Shuttleworth argumentando que desde a antiguidade muitos símbolos criados pela humanidade giram no sentido horário, significando "bom", "positivo" e em alguns casos até "sagrado", e nos dias de hoje somos socialmente levados a acreditar que movimento horário = para frente e para frente = bom. Shuttleworth encaminhou a mensagem para Matthieu James, criador de ícones do Ubuntu, que por sua vez reportou o bug ontem.

Nem todos ficaram felizes dentro da Canonical, e um deles foi Steve Riley, que contra-argumentou dizendo que a noção de que esquerda=mau e direita=bom é baseada em crenças antigas (e erradas) sobre o que a natureza prefere. Disse ainda que estamos no século 21, e que pessoas que tomam decisões tecnológicas não deviam fazê-las com base em contos de fada da idade do ferro.

Por outro lado, para os designers, que falam uma língua com forte base em simbolismos, a mudança de direção será vista como um toque de requinte que visa tranquilizar o olhar subconsciente com formas familiares e conhecidas de padrões e fluxos.” [referência: omgubuntu.co.uk]

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados