Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Vídeo: Servidor Linux PDC - Ferramenta de automação e aprendizado

Enviado por Adriano Cesar de Oliveira Santos (adriano·santosΘzealtech·com·br):

“Configure e deixe seu servidor Linux funcional em poucos minutos.

O vídeo abaixo demonstra o funcionamento de uma ferramenta desenvolvida por Adriano Cesar Santos, o qual tem a função de ser um automatizador no processo de configuração de um servidor Linux PDC baseado no Debian, além de ter uma função também educacional.

Esse lado educacional pode ser explorado criando-se duas ou mais configurações diferentes para um servidor e comparando os arquivos de configurações para verificar que dados são divergentes, ou seja, que pontos do arquivo de configuração de um serviço específico devem ser alterados para que funcione corretamente, conforme sua necessidade.

O servidor Linux tem os seguintes serviços disponíveis e funcionais: DHCP, DNS (Bind9), PROXY (Squid3), FIREWALL (Iptables), COMPARTILHAMENTO DE ARQUIVOS E PASTAS (Samba3) e SSH. O servidor está rodando o Debian 7 Wheezy e as estações o Windows XP SP3 e Windows 7 x64 SP1, tudo configurado e testado através de máquinas virtuais no Oracle VirtualBox.

Apesar de totalmente funcional, esta ferramenta ainda não está finalizada e disponível, pois estou refinando alguns aspectos dela e também estarei implementando outros recursos.

[youtube.com/…]” [referência: youtube.com]

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados