Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Novatec traz ao Brasil o Manual do Usuário do Raspberry Pi - ganhe seu exemplar!

Escrito por Gareth Halfacree e Eben Upton, cocriador e diretor executivo do Raspberry Pi, o livro Raspberry Pi - Manual do Usuário tem 269 páginas recheadas das informações necessárias para colocar o diminuto computador em funcionamento, configurá-lo, administrá-lo, programá-lo (em Scratch e em Python) e usá-lo tanto na forma de estação de produtividade como de central multimídia.

Os 13 capítulos apresentam, de forma detalhada e com linguagem simples, desde os detalhes essenciais de conexão do Raspberry Pi a teclado, mouse, armazenamento e vídeo e administração básica de uma distribuição Linux, até detalhes sobre usos avançados, como programação e expansão do hardware.

Aspectos bem práticos, como configuração de rede, o uso do Pi como media center (HTPC), como desktop tradicional (OpenOffice, Gimp, ...) e até como servidor web (com Apache, MySQL e até o WordPress) estão presentes e também ganharam capítulos específicos.

Até os capítulos iniciais, introdutórios, são leitura interessante, desde o histórico do projeto (incluindo tentativas anteriores) e a origem do nome: você sabia que o "Pi" foi escolhido como homenagem ao Python, quando os criadores ainda pensavam que esta seria a única linguagem suportada no projeto?

O sumário está disponível em PDF, e o capítulo 1, descrevendo o hardware e as características do Pi, pode ser consultado on-line. Li, gostei e recomendo.

Ganhe seu exemplar: Tenho um exemplar do livro para sortear entre vocês. Para participar, basta seguir o @brlinuxblog e twittar até a meia-noite de quinta-feira (1.8.2013) a seguinte frase: Estou concorrendo ao manual em português do Raspberry Pi sorteado pela @novateceditora e pelo @brlinuxblog - http://br-linux.org/

Só vale um twit por pessoa, o sorteio será feito por mim com ajuda do random.org, e casos omissos serão resolvidos soberanamente pela administração do site BR-Linux. O vencedor será comunicado via @brlinuxblog.

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados