Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Montando uma VM Ubuntu com VirtualBox, Vagrant e Chef

Enviado por Miguel Galves (mgalvesΘgmail·com):

“Desenvolvedor de startup codifica, testa, publica, mantém infra, desenha telas, atende telefone e lava a louça do cafezinho no fim da tarde. E aí, o único jeito de se manter digno e produtivo é automatizar tudo o que puder ser automatizado, economizando tempo e erros bestas. Além do mais, em tempos de computação nas nuvens, hardware virou software e a melhor forma de tirar proveito desta flexibilidade é automatizando o processo de criação e configuração de suas máquinas. Assim, fica possível expandir, reduzir e substituir servidores com um ou dois cliques.

Procurando soluções, comecei a prestar mais atenção no Chef. E a coisa realmente começou a me interessar quando fui apresentado ao Vagrant.

Resumindo muito cada ferramenta, o Chef é um sistema que automatiza a configuração de máquinas e instalação de pacotes, através de receitas (recipes), sendo capaz de lidar com sutilidades de diversos sistemas operacionais. Já o Vagrant é um criador de máquinas virtuais, sendo capaz de gerar VMs do VirtualBox e VMWare a partir de um script.

Resolvi por a mão na massa e montar setup básico para criar uma VM Ubuntu 12.04 com NGINX servindo uma página HELLO WORLD. Deu certo, e resolvi compartilhar este código com o mundo. Como este texto já está ficando longo, vou dar no link a seguir a receitinha de bolo pra executar o meu setup que, espero, poderá servir de ponto de partida para outros interessados no assunto. ” [referência: log4dev.com]

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados