Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Hangout Tutorial: Captive Portal no Pfsense, neste sábado

Enviado por Luiz Gustavo Costa (luizgustavoΘluizgustavo·pro·br):

“Nossa trilha continua com o Pfsense e dessa vez iremos abordar um assunto que demanda a aplicação em muitos ambientes de acesso multiplo de rede. É utilização do mecanismo de Captive Portal.

O Hangout Tutorial acontecerá no dia 05/10 (Sábado), com inicio as 18:00 e com termino previsto para as 20:00

Captive Portal, como o proprio nome sugere, é um portal web de captura de conexão que atua no ambiente de firewall, interceptando as tentativas de saida para a internet de rede locais e gerenciando-as de forma a fornecer um controle de maquinas e usuários utilizando o meio de conexão externo.

Num formato transparente, em que não é necessária a configuração de qualquer ferramenta na maquina cliente, o Captive Portal apresenta no navegador do usuário uma interface web para notificação e/ou autenticação afim de validar o seu acesso a rede.

Neste Hangout Tutorial, nós iremos abordar o conceito de utilização da ferramenta e iremos aplicar em um ambiente de exemplo, as features que a ferramenta oferece, já inclusive, atuando nas novas opções oferecidas pelo o Pfsense na versão 2.1, como a possibilidade de se utilizar multiplos ambientes de Captive Portal.

Em resumo, iremos tratar dos seguintes topicos:

O que é Captive Portal ? Porque utilizar ? Interface de configuração; Integração com Radius; Pacote FreeRadius; Mão na massa !” [referência: luizgustavo.pro.br]

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados