Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Futuro: 7 previsões para o Linux em 2013

Jonathan Corbet, que mantém o LWN.net há quase tanto tempo quanto eu mantenho o BR-Linux (o site dele vai fazer 15 anos este ano) arriscou uma série de previsões para o Linux em 2013, das quais destaco algumas, com comentários meus:

  • Secure boot: conseguir permitir que usuários finais rodem distribuições Linux a partir das suas mídias de instalação gerais, sem instruções ou procedimentos diferenciados para máquinas específicas, vai se revelar um problema maior do que já parecia no ano passado, e o problema dos hardwares fechados vai ficar mais evidente, especialmente em plataformas não-x86.
  • Regulamentação: ameaças como legislações draconianas de controle de comunicações ou uso de sistemas e os problemas já existentes com patentes de software continuarão evoluindo no sentido oposto ao que desejaríamos.
  • Kernel: O Linux 3.12 vai sair em 20 de novembro de 2013.
  • Basta: a comunidade vai continuar na tendência de não tolerar comportamentos indesejados, mesmo que venham de seus membros mais destacados. Alguns conflitos ocorridos quando quem "se passa" for chamado às falas poderão ser desagradáveis, mas o resultado final pode ser uma convivência geral mais amistosa e inclusiva. O recente exemplo das razões pelas quais mantenedores de componentes de pacotes do GNU abandonaram suas atividades no projeto é mencionado como suporte à ideia de que pode ser hora de mudar a gestão na FSF e no próprio GNU, mantendo o bom doutor Richard Stallman como seu líder filosófico que abre mão do seu controle vitalício das atividades administrativas.
  • Integração vertical: sistemas tendendo a maior controle centralizado do design e desenvolvimento dos componentes mais visíveis por parte de uma organização centralizada terão mais destaque em relação aos que se concentram em agregar componentes desenvolvidos externamente. Alguns nomes mencionados: GNOME OS, Firefox OS, Ubuntu, Android.
  • Wayland: Alguma distribuição vai lançar uma versão baseada neste possível sucessor do X Window System, e será uma experiência dolorosa.
  • Hardware: Várias novas plataformas baseadas em Linux chegarão ao mercado neste ano, incluindo aparelhos com o Firefox OS, com o Sailfish, Tizen, o tablet KDE, possivelmente alguns produtos com o Ubuntu e mais, o que não quer dizer que todas elas se sairão bem no mercado.

Eu acho que ele se saiu bem nos palpites, vamos acompanhar ao longo do ano!

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados