Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Falso antivírus trava dispositivo Android e pede US$ 100 para o resgate

Como costuma ser o caso, usuários que não instalam programas sem conhecer a procedência estão bem mais seguros contra esse tipo de ameaça.

Via info.abril.com.br:

A empresa de segurança Symantec descobriu uma aplicação maliciosa que está infectando dispositivos Android, travando-os e pedindo resgate para que o usuário possa recuperar suas funções.

A aplicação se passa por um falso software antivírus, conhecido como “Android Defender Platinum”, que não está disponível na loja Google Play, mas que vem se disseminando em lojas de apps terceirizadas e outras localidades na web.

Após instalar o falso antivírus, o aplicativo fará uma varredura no dispositivo e irá detectar um falso malware. Este código malicioso irá então bloquear o aparelho e solicitar que o usuário pague uma quantia para liberar o smartphone ou tablet. 

Se o usuário realizar o pagamento, o app irá periodicamente lembra-lo da “infecção” e travará novamente o dispositivo. Além disso, o malware também irá alegar que dados pessoais estão sendo vazados e impedirá o funcionamento do aparelho até que um pagamento de US$ 100 seja feito. 

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados