Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Desenvolvedor do GNUstep quer facilitar port de apps do Mac e do iOS completando compatibilidade com o Cocoa

Talvez você lembre do GNUstep como um requisito para instalação do gerenciador de janelas WindowMaker, popular há algumas gerações, mas o GNUstep é bem mais que isso.

Criado há ~15 anos, seu objetivo era implementar o padrão openSTEP, associado ao NeXTstep mas que tinha a intenção de ser multiplataforma. Mas aí a Apple comprou a NeXT, o openSTEP virou o coração do framework Cocoa (essencial ao OS X e ao iOS), e a meta do GNUstep passou a ser acompanhar o Cocoa.

Agora um dos desenvolvedores do projeto recorreu ao Kickstarter para tentar obter, em 30 dias, US$ 50.000 para custear o completamento do desenvolvimento, oferecendo um framework compatível com o Cocoa do OS X 10.6 em todas as plataformas que o GNUstep suporta.

Com isso, apps feitos para OS X ou iOS e que tenham como dependência nativa desses sistemas apenas o Cocoa poderão ser recompiladas em plataformas como o Linux com pouco esforço, rodando nativamente.

Caso a campanha arrecade o dobro do valor mínimo, ele irá além e o projeto incluirá suportar o WebKit/WebCore sob o GNUstep também. Se arrecadar o triplo, ele vai ainda mais longe e desenvolverá uma forma de rodar nativamente nas demais plataformas os executáveis feitos para o OS X, no estilo Wine, fazendo uso do projeto Darling usando o GNUstep como sua implementação do Cocoa. (via kickstarter.com - “GNUstep Project by Gregory Casamento — Kickstarter”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados