Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Confirmado: Fedora 20 não terá mais o Sendmail na instalação default

Foi revertida a recente decisão de manter o Sendmail na lista de pacotes default do Fedora, e agora o Sendmail saiu, por 5 votos a 2.

As razões a favor da remoção incluíram aspectos práticos como a ausência de algum cliente de e-mail na instalação do Fedora que venha configurado para usar o Sendmail local como MTA, e a grande probabilidade de insucesso do uso de um Sendmail local em configuração default para tentar enviar mensagens considerando filtros de portas e de spam em muitos provedores.

Contra a remoção havia posicionamentos baseados no comportamento histórico do Unix, e na existência de sistemas locais (como o cron) que usam o MTA local como alternativa default para notificação1.

Um componente a menos rodando com privilégios nos desktops de quem instala a configuração default me parece um ponto positivo, apesar do impacto na tradição.

Outras novidades já decididas para a versão serão a transformação do syslog em componente opcional 2, adoção do Ruby on Rails 4 e do Bluez 5 como pilha Bluetooth. (via lwn.net - “Fedora 20 will not install sendmail by default [LWN.net]”)

 
  1.  Usando o syslog ou similar como fallback

  2.  Os spins podem preferir o journal do systemd

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados