Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Blog da FSF Europa diz que o SDK do Android passou a ser proprietário

O post publicado em um dos blogs mantidos pela turma da FSFE analisa aqueles novos termos de licenciamento que noticiamos em novembro e que proíbem explicitamente a criação de SDKs derivados do SDK do Android (em si composto por ferramentas livres como o Eclipse, mais um emulador baseado no QEMU e vários outros componentes que permitem desenvolver para o sistema), juntamente ao fato de que agora existe a exigência de concordância com os termos antes de usar o sistema (ao contrário do que ocorre em licenças como a GPL, por exemplo, que explicitamente dispensa a concordância por parte dos usuários, para não conflitar com o que a FSF chama de "a liberdade 0").

A conclusão foi colocada em destaque no post de lá: o SDK do Android agora é proprietário, e já há um fork feito pelo projeto Replicant, a partir da última versão do SDK antes da adoção da nova licença.

Quando houve a mudança dos termos, o IDG/PC World tentou contato repetidamente com o Google para obter maiores esclarecimentos, mas não obteve resposta.

Enviado por Patola (patolaΘgmail·com):

“Os novos termos do SDK do Android agora incluem exigências de não copiar ou fazer trabalhos derivados. Na notícia da Slashdot também é mostrado que o Replicant, um fork livre do Android, disponibilizou a versão 4.0 de seu SDK - baseada no SDK do Android mais recente sem esses termos - com licença livre.

De repente a opção de programar pro Ubuntu mobile ficou muito mais atrativa…” [referência: yro.slashdot.org]

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados