Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

A semana no BR-Linux: 22 anos do kernel, piloto automático open source, ímã de malwares

Revendo o que chamou a atenção do público de 26 a 30 de agosto de 2013:


22 anos do Linux: Linus marca a data relembrando sua mensagem de lançamento original: 22 anos, quem diria. E pensar que peguei este kernel no colo.

SQLite 3.8.0: O popular SQLite, minúsculo sistema de banco de dados relacional usado em quase todos os navegadores, integrante do padrão HTML5 e presente em sistemas operacionais populares como o Android e o iOS, lançou sua versão 3.8.0 que, apesar de terminar com .0, não é uma mudança radical, nem trouxe expectativa de instabilidade.


Open hardware: menor piloto automático do mundo para drones é do tamanho de uma moeda de R$ 1: O software é baseado no piloto automático open source paparazzi, pré-existente, e a inovação se concentra no hardware, que coloca em uma mesma plaquinha elementos como giroscópio, acelerômetro, altímetro, GPS e um processador ARM. O LISA/S pode ser usado em drones variados, incluindo quadricópteros e aviões.

Linux Magazine ultrapassa a 100ª edição e disponibiliza a íntegra do conteúdo das 60 primeiras: Para acessar gratuitamente as matérias das 60 primeiras edições da Linux Magazine1, visite a página de compra de edições anteriores, selecione uma das primeiras 60 edições e clique em "Conteúdo da revista", selecionando em seguida qual a matéria.

Beta 1 do Gedit 3.10 implementa busca por expressões regulares: A busca baseada em expressões regulares é, para mim, um dos elementos básicos que diferenciam os editores de texto voltados a usuários avançados.


Smartphones desonerados precisarão vir com de 5 a 50 apps nacionais aprovados pelo governo: Já imaginou que maravilha o smartphone de baixo custo obrigatoriamente vir com 50 apps nacionais? E se esses apps precisassem passar antes pela aprovação do governo? E se o governo tivesse ainda a prerrogativa de impor a inclusão de número indeterminado de apps escolhidos por ele mesmo?

GNOME muda o comportamento do botão central do mouse, volta atrás, e pode mudar de novo: Na tradição dos desktops Linux, o uso do botão central do mouse vem sendo usado desde o século passado como um atalho para colar o conteúdo da clipboard. Mas os desenvolvedores do GNOME gostam cada vez mais de renovar comportamentos, e com uma atualização no início do mês passaram a desativar esse recurso por default (embora possa ser ativado como preferência do usuário).


Governo dos EUA diz que Android é um ímã de malwares devido à fragmentação do OS: "Um novo estudo publicado pelo Departamento de Segurança Interna e pelo FBI diz que os dispositivos Android expõe as agências dos EUA a ameaças de malware significativamente maiores em grande parte porque tantos aparelhos rodam versões desatualizados do sistema operacional.

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados