Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Wikipedia planeja nova ferramenta para atrair colaboradores

Via info.abril.com.br:

A Wikimedia Foundation, organização responsável pela Wikipedia, planeja testar em breve uma nova ferramenta de edição.

A intenção é que ela seja mais fácil de usar que a ferramenta atual e mostre em tempo real o resultado do que está sendo produzido. A medida pode beneficiar a entrada de novos autores na “legião da Wikipedia”, segundo a organização.

A Wikimedia também assegurou que ajustará aspectos do design de página, para que os usuários saibam claramente que podem colaborar.

A medida foi exposta após a divulgação de gráficos que mostram o declínio de colaboradores da famosa enciclopédia virtual. (…)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-07-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 17/07/2012 às 6:18 pm

    A Wikipedia tem regras e muitas pessoas que querem ajudar não o fazem de acordo com elas. Eu cheguei a me cadastrar mas por preguiça nunca cheguei a colaborar com nada. Mas sei bem que é preciso escrever lá com um mínimo de respeito com as regras.

    Muita gente apenas escreve coisas de cabeça, sem o mínimo de pesquisa e sem citar fonte nenhuma. Depois fica chateado porque a sua contribuição foi rejeitada. Se for colaborar, faça com calma, aprenda como deve ser feito e principalmente veja se aquele verbete tem coisas modificadas pelos moderadores. Assim você evitar ter trabalho digitando coisas que depois vão ser deletadas.

    alguem (usuário não registrado) em 17/07/2012 às 8:14 pm

    Triste saber que a forma pela qual a WikiMedia mais recebe colaborações seja pela forma da arte de “Trolar a wikipédia”.

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 18/07/2012 às 8:24 am

    @Clésio Luiz, principalmente a versão lusófona, que já abandonei há anos.

    Hélio (usuário não registrado) em 18/07/2012 às 11:51 am

    A edição de artigos na Wikipédia ainda é pouco amigável e carece de uma interface melhor, mas intuitiva sem aquilo de [[Exemplo]].

    Sri_Dhryko श्रीध्र्य्को (usuário não registrado) em 18/07/2012 às 12:09 pm

    O problema maior da Wikipédia não está nas ferramentas de edição, e sim na moderação/administraçõa, como está sendo discutido no outro post. Que as regras devem ser respeitadas, ok, mas o trabalho dos colaboradores também o devem ser. A coisa anda tão esculhambada que quase ninguém confia mais no conteúdo disponibilizado hoje. A área acadêmica, então, torce o nariz.

    Renato (usuário não registrado) em 18/07/2012 às 1:07 pm

    @Clésio

    Um amigo gastou 3 dias para escrever um artigo sobre uma extinda banda de rock do oeste da Bahia eu vi o artigo e estava bem escrito, mas foi apagado por “não contribuir para o conhecimento da humanidade”.

    Chatô (usuário não registrado) em 18/07/2012 às 3:28 pm

    Mas até que ponto “uma extinta banda de rock do Oeste da Bahia” (nome, discografia, influências recebidas, artistas que influenciou, please) contribui para o conhecimento da Humanidade?

    Atenção: não é trollagem, é só uma pergunta pertinente.

Este post é antigo (2012-07-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.