Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


TuxRadar divulga resultado da sua escolha da melhor distribuição Linux de 2012

Enviado por Lex Aleksandre (debianmaniacoΘgmail·com):

“Mais uma vez a TuxRadar promove uma enquete para saber qual a Melhor distro de 2012 (http://goo.gl/xzAzc) e os resultados já foram divulgados (http://goo.gl/Yf1G8). Dessa vez eles resolveram exibir os resultados da enquete de uma forma diferente, agrupando os competidores não pela popularidade de votos, mas sim pela função. As mais votadas, por fim, foram o Linux Mint 13 e a Linux Mageia 2. E a vencedora foi o Linux Mint 13. Os resultados não são de surpreender ninguém já que temos visto uma tendência de usuários experientes e descontentes com o então anteriormente popular Ubuntu, não só pelo posicionamento ideológico da Canonical mas por conta do Unity, migrarem para o Linux Mint.

Também recomendo a leitura do post The Brightest Distro Stars of 2012 do LinuxInsider que trás uma análise das principais vozes da blogosfera linuxista mundial em relação aos resultados da enquete do TuxRadar e suas próprias preferências quanto ao assunto.” [referência: tuxradar.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-12-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 18/12/2012 às 10:02 am

    linux mint 13 é muito ruim, é gambiarra em cima de gambiarra, povo escolhe isso porque tem preguiça de instalar o MATE no Ubuntu e ubuntu-restricted-extras…

    jadelson (usuário não registrado) em 18/12/2012 às 10:04 am

    arch linux, melhor distribuição linux atualmente.

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 18/12/2012 às 10:14 am

    Uso o Lubuntu, e ta muito legal. Levinho…

    erebor (usuário não registrado) em 18/12/2012 às 10:16 am

    “Uso o Lubuntu e tá muito legal. Levinho…” [2]

    Genilson (usuário não registrado) em 18/12/2012 às 10:19 am

    Uso o Ubuntu com XFCE, e ainda não me senti motivado suficiente para usar outra distro. Mas qualquer hora vou testar alguma diferente pra ver.

    20ºangel (usuário não registrado) em 18/12/2012 às 10:23 am

    A questão de 2012 quebra…Se bem esse ano fora slack 14 e volta slax foi meio parado.Mas esta ai chance do mint brilhar como alternativa ao ubunutu e tentar se destacar como distro mais bonita do linux(sem customizações).Mas ano que vem debian 7 na cabeça.

    Carlos Marx (usuário não registrado) em 18/12/2012 às 10:27 am

    Uso o Ubuntu 12.10 com Unity. No começo fiquei com pé atrás, desde a versão 11.10, porém, ao usar constantemente fui me familiarizando com o Unity, e hoje não consigo mais usar outra inteface. Tudo é uma questão de adaptação, as pessoas correm do Ubuntu simplesmente por causa da mudança do Gnome para Unity. Falam do pessoal do Windows que não conseguem mudar para o Linux por causa das dificuldades mas na primeira adaptação requerida ficaram todos descontentes. Para mim, usabilidade do Unity é o ponto forte, é só uma questão de adaptação.

    Macxi (usuário não registrado) em 18/12/2012 às 10:28 am

    Parabéns para a distro Ubuntu, que é base para a Mint, e parabéns para a distro Mint que está conseguindo atender com mais detalhes o interesse do usuário.

    E parabéns também para a Mageia, que está também sendo muito bem avaliada em todas as comparações, e que como diz o site TuxRadar, é feita por veteranos (que antes desenvolviam a Mandriva). E na avaliação final (ver tradução automática), site TuxRadar diz:

    A equipe Mageia acelerou o motor logo que se separou da Mandriva. Ao invés de apenas fazer a bifurcação da distro, o projeto se assegurou em criar a base certa para garantir que iria permanecer imune aos problemas que descarrilaram a Mandriva.

    Isto envolveu a criação de uma organização sem fins lucrativos para governar o projeto colaborativo, cuja propriedade é da comunidade. O melhor de tudo, porém, eles não deixaram a papelada atrasar o trabalho de desenvolvimento da distro. Enquanto o primeiro lançamento foi muito bonito onde a Mandriva parou, com a Mageia 2 a distro está agora entrando em seu próprio caminho.

    Olnei Araujo (usuário não registrado) em 18/12/2012 às 12:40 pm

    Concordo com o Carlos Marx, o Unity é questão de adaptação somente.Comigo ocorreu o mesmo, no início achei estranho.Agora, acho-o extremamente útil e produtivo.

    Carlinhos (usuário não registrado) em 18/12/2012 às 12:56 pm

    O Unity é bom. Com certeza não é o melhor ambiente gráfico que existe atualmente, mas acho melhor que o Gnome. O problema principal do Unity é que ele é desnecessariamente pesado para o que se propõe, principalmente agora que foi descontinuado o Unity 2D.

    Diogo (usuário não registrado) em 18/12/2012 às 2:48 pm

    Maior viagem… Quem usa Mandriva sabe que o Mageia é exatamente o Mandriva 2010.2 com atualizações de pacotes, e o Mandriva 2011 e agora Mandriva 2012/Rosa, são bem melhores que as versões antigas. Quanto ao Mint, não conheço, nunca usei, mas o Ubuntu não merece entrar na disputa.

    Luiz (usuário não registrado) em 19/12/2012 às 9:15 am

    O Cinamon do Mint realmente é o melhor desktop atualmente, é bem leve, produtivo, fácil de usar e bonito. Os ícones e tema do mint e opções de personalização deixa a distribuição com larga vantagem sobre os outros desktops da atualidade. Gambiarra? O negócio funciona tão bem que ninguem percebe que é uma gambiarra e poucos se importam com isso, pois acima de tudo sabe-se que ele funciona e muito bem. Quanto a base do Ubuntu, acho que o Mint já pode criar seu repositório próprio para viver livre do Ubuntu, pode usar até a versão LMDE que é muito boa. Na próxima versão do Ubuntu, eles inventaram de não utilizar a mais recente versão do GNOME. Boa hora do Mint dizer o que eles acham e decidir o que vão fazer. Por fim, parabéns ao Mageia que me surpreendeu muito, apesar de achar o Rosa/Mandriva muito bom, o Mageia trouxe para nós uma distribuição confiável, a comunidade mostrou sua força e criou um projeto organizado, comunitários e estável.

    wesley (usuário não registrado) em 19/12/2012 às 9:36 am

    A nova forma de avaliar evitou que distro ganhasse por ser mais popular tanto que arch e sabayon por exemplo estiveram na disputa [são boas, mas não para o usuario final] o debian 7.0 tem tudo para ganhar em 2013.
    Sobre o linux mint discordo quando dizem que se trata de uma gambiarra se for assim o ubuntu é uma gambiarra por ser baseado no debian e por aí vai.
    Outra coisa que aguardo é o ubuntu 14.04 que segundo o titio mark sera o melhor S.O do mundo!

Este post é antigo (2012-12-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.