Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Thunderbird vai entrar em estado de animação suspensa

Segundo vazou na sexta-feira, a Mozilla divulgou internamente que hoje sairá um anúncio público sobre o fim da manutenção do cliente de e-mail Thunderbird da forma como ocorre hoje.

No lugar do ciclo acelerado de lançamentos, entra uma versão especial a ser lançada em novembro, e a partir o projeto entra em animação suspensa, com a retirada dos recursos de desenvolvimento de novos recursos, e a permanência apenas de um ciclo de manutenção e atualizações de segurança, previsto para durar o tempo do ciclo da versão “de longa duração” deste aplicativo, ou seja, 12 meses. A não ser que surjam interessados, imagino (e acredito que em breve receberemos esclarecimentos).

Segundo a mensagem interna que circulou, “a continuidade da inovação no Thunderbird não é o melhor uso dos recursos da Mozilla, dados seus ambiciosos objetivos organizacionais”.

Ou seja: os recursos são limitados, e se o que a Mozilla quer é melhor alcançado pelo desenvolvimento do sistema operacional Firefox OS, do navegador para o iPad, etc., ela tira os recursos do que contribui menos para seus objetivos. No caso, o Thunderbird.

Mas aguardemos os detalhes antes de começar a preparar a coroa de flores. (via techcrunch.com – “So, That’s It For Thunderbird | TechCrunch”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-07-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 9/07/2012 às 9:43 am

    Nunca usei, nem ele nem Outlook. Sempre abri meus e-mails a partir do navegador. Hoje com smartphone, nem isso, do próprio cel já recebo sinal de novo e-mail, leio, apago.

    Leonardo (usuário não registrado) em 9/07/2012 às 9:56 am

    Uma pena. Uso o Thunderbird em casa e no trabalho, linux e win, e para mim é o melhor pois alia leveza, versatilidade, segurança e personalização.

    navegantes (usuário não registrado) em 9/07/2012 às 10:56 am

    Thunderbir rules. ;-(

    Charles (usuário não registrado) em 9/07/2012 às 11:08 am

    Eu o uso no trabalho (e-mail corporativo), os pessoais vejo pelo site mesmo.

    Isso já era esperado. O problema é que é difícil gerar receita com o Thunderbird, e pelo que parece dindin é tudo o que interessa para a Mozilla desde que ela virou uma empresa.

    fredi (usuário não registrado) em 9/07/2012 às 11:21 am

    Realmente uma pena. Uso há anos e é, sem dúvida, o melhor cliente de e-mail! Entretanto, pode abrir uma porta nova para que apareça algo novo e tão bom quanto.

    bala@juquinha.com.br (usuário não registrado) em 9/07/2012 às 11:21 am

    adeus, foi bom enquanto durou!…

    JCCyC (usuário não registrado) em 9/07/2012 às 11:51 am

    Pô, perdeu a chance de usar uma imagem como esta… http://www.tvscoop.tv/thunderbirds-1.jpg

    Fellype (usuário não registrado) em 9/07/2012 às 11:56 am

    Pela notícia, o Thunderbird não vai deixar de existir, apenas terá um ciclo de desenvolvimento mais longo. Isto tem vantagens e desvantagens, tanto para os desenvolvedores quanto para os usuários e admin.

    Clientes de e-mail como o Thunderbird são muito úteis para pessoas que tem mais de dois endereços de e-mail e querem manter tudo separado e organizado com o menor esforço possível (estou incluso nesta lista).

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 9/07/2012 às 12:09 pm

    Para mim o uso do Thunderbird é fundamental, já que o webmail da locaweb é uma porcaria. E concodo com o @Fellype, ele não vai deixar de existir, apenas não será atualizado com tanta frequencia, o que para os usuários corporativos não muda absolutamente nada.

    henry (usuário não registrado) em 9/07/2012 às 12:13 pm

    Uma pena, mas são apenas negócios. Afinal, os empregados da mozilla também tem que comer, como todo mundo. Em casa eu utilizo kmail, no trabalho é thunder.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 9/07/2012 às 12:27 pm

    Fellype

    “Pela notícia, o Thunderbird não vai deixar de existir, apenas terá um ciclo de desenvolvimento mais longo.”

    Pra mim parece só uma forma de não dar todas notícias ruins de uma vez.

    E nesse caso fico em dúvida se não seria melhor que fosse dado como encerrado de vez.

    Essa “morte lenta” que alguns grupos fazem é prejudicial, quando há um choque maior costuma aparecer ou se formar um novo grupo que toca o desenvolvimento. Isso não impede, mas retarda.

    Seria o ideal, sair logo da Mozilla. Faz tempo que se vê que não estão afim. O Thunderbird demora a sair, Lighting/Sunbird (agenda) então…

    Fellype (usuário não registrado) em 9/07/2012 às 12:55 pm

    @Weber Jr,
    Talvez fosse mesmo melhor a Mozilla anunciar como encerrado o desenvolvimento do Thunderbird. Mas eu acho que eles querem “pensar um pouco”, pois a base de usuários é grande (+ de 20 milhões, segundo a Mozilla) e talvez não seja o melhor negócio abandonar de vez este projeto.

    Marcos (usuário não registrado) em 9/07/2012 às 1:21 pm

    Com os webmails HTML5 hoje em dia, a demanda por esse tipo de software diminuiu muito.

    Erik Ch (usuário não registrado) em 9/07/2012 às 3:33 pm

    Cara, na moral, se eles realmente fizerem esse esquema de ciclo longo para atualização vai ser bem melhor…
    o thunderbird não tem a mesma velocidade de implementação que o firefox porem é vital para uso em empresa…
    Infelzmente os webmail ainda não atendem a necessidade dessas

    Lucar (usuário não registrado) em 9/07/2012 às 4:03 pm

    Esse tipo de software para usuário comum já morreu a anos. A mozilla que de uma hora para outra vai fechar as portas, o firefox já vem com o fogo apagado a algum tempo e ela ta crescendo o olho no smart.

    Anderson (usuário não registrado) em 9/07/2012 às 4:34 pm

    Sinceramente, ainda continuo com aplicativos de email. E pra mim, melhor com o ciclo mais longo. Esse lance de uma versão a cada minuto incomoda um pouco. Nos navegadores, no que tange os plugins de banco, especificamente.

    jrk (usuário não registrado) em 9/07/2012 às 4:59 pm

    Se até o SeaMonkey tem desenvolvedores interessados, o Thunderbird continuará ativo.

    O problema é o tipo de prioridade… Eu quero um programa rápido, prático e confiável pra ler email, enquanto os devs do TB colocam chat do Facebook, IRC…

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 9/07/2012 às 7:11 pm

    jrk

    “O problema é o tipo de prioridade… Eu quero um programa rápido, prático e confiável pra ler email, enquanto os devs do TB colocam chat do Facebook, IRC…”

    Outro bom motivo que talvez o total cancelamento por parte da Mozilla fosse benéfico. Poderia acabar sendo assumido por gente interessada realmente em Mail, não web, web, web.

    Marcos (usuário não registrado) em 9/07/2012 às 7:43 pm

    “Infelzmente os webmail ainda não atendem a necessidade dessas”

    Quais, por exemplo?

    KVM (usuário não registrado) em 9/07/2012 às 8:47 pm

    Clientes de email são muito mais práticos e rápidos para quem envia e recebe muitos emails por dia, para quem tem anos de emails armazenados em seu computador e precisa procurar emails com algum conteúdo qualquer, para quem tem muitos emails com anexos e precisa deles rapidamente de uma hora para outra, etc.

    Emails são dados e o seu hd é o melhor lugar para eles. Webmails são bons para quem usa emails para conversas ocasionais e para quem não precisa armazená-los por muito tempo.

    Fernando Basso (usuário não registrado) em 10/07/2012 às 7:54 am

    @Fellype

    20 milhões por que o windows, outlook, etc. também são free (of charge). Enquanto software proprietário puder ser instalado gratuitamente, coisa que até os professores aqui da universidade onde estudo incentivam, essa coisa de “programa X não vale a pena por que a base de usuários é pequena” vai continuar se repetindo.

    Douglas (usuário não registrado) em 10/07/2012 às 8:01 pm

    A geração “Web 2.0″, que nunca interagiu com um bom cliente de e-mail (Mutt, por exemplo), não tem de fato referência para classificar os atuais Webmails, incluindo o Gmail, como ruins; lentos e inflexíveis.

Este post é antigo (2012-07-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.