Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Temporada de caça aos bugs no Debian Wheezy

Enviado por Lex Aleksandre (debianmaniacoΘgmail·com):

“O Debian é lançado quando está pronto, mas não custa nada o esforço para tentar lançá-lo ainda em dezembro desse ano. O Projeto Debian pede a ajuda de todos para sua Festa de Caça aos Bugs (BSP) que ocorrerá em vários países. Mas não preocupe-se se você não entende nada de programação, há diversas outras formas de participar. Saiba mais no Debian Maniaco.” [referência: debianmaniaco.blogspot.com.br]

• Publicado por Augusto Campos em 2012-11-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Ronald Rosa (usuário não registrado) em 16/11/2012 às 10:48 am

    Paz do Senhor,

    Gosto muito (muito mesmo do Debian). Porém entendo que deveria existir uma versão LTS para ele. Senão me engano a cada 2 anos sai uma nova versão e em meu caso quanto mais tempo tiver a versão melhor (lógico, fazendo a manutenção dos pacotes).

    Uso Ubuntu 10.04 LTS no trabalho, em breve sai uma versão de um aplicativo que usamos para o 12.04 (não gosto devido ao Unity).

    Atualmente uso o Centos 6.3 – suporte até 2020.
    http://wiki.centos.org/About/Product

    Teria algo similar no Debian ?

    “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar…” Isaías 55:6a

    obrigado

    Ronaldo,
    Uma versão estável do Debian passa aproximadamente dois anos para ser substituída por outra. Depois que uma nova versão é lançada, a antiga versão ainda tem suporte de segurança de aproximadamente 1,5 anos (o garantido é apenas um anos mas sempre passa disso) o que dá uns 3,5 anos de suporte. Como os pacotes da versão stable já são bem desatualizados em relação às demais distros (por questões de segurança e estabilidade), imagina se tivesse um suporte maior que esse.
    Eu gosto de instalar a versão testing depois de esta já está há um ano sendo desenvolvida e continuo com a mesma depois que desce para o stable. Agora mesmo, por exemplo, estou usando sem qualquer problema o Wheezy e aconselho a qualquer um que já queira migra do Squeeze para a mesma.

    Ronald Rosa (usuário não registrado) em 16/11/2012 às 11:29 am

    Ok, ciente, mas não sei como pensa a respeito disso, mas no caso de servidores teria em torno de 3 anos migrar para versão estável.

    Prefiro sempre com o maior suporte possível, não estou questionando a qualidade do Projeto Debian (que em meu caso ajudaria muito mais do que o Centos – pois tenho que configurar vários repositórios externos).

    Porém a cada 3 anos acho muito curto para servidores (desktop é até aceitável).

    Lucas 15:7
    Obrigado.

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 16/11/2012 às 12:32 pm

    Prefero que saia no comeco do ano que vem, mas com atualizacao do E17, Iceweasel 17, LibreOffice 3.6, dentre outros detalhes mais ou menos importantes.

    Falo isso porque seria bom voltar a usar debian stable.

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 16/11/2012 às 1:52 pm

    @ Lex,

    Eu concordo com voce em muitos aspectos, mas hoje em dia alguns softwares livres estao amadurecidos a um ponto que se voce depende dele funcionanado para o seu trabalho voce acaba preferindo usar software um pouco desatualizado do que arriscar um bug, mesmo que leve somente uma semana para corrigir.

    Com a rede desura, os avancos da Valve e lancamentos importanes como engine Unity com suas ferramentas para gnu/Linux, deveremos ter aumentos de audiencia no mundo FOSS e as coisas funcionarem sem surpresas como acontecem com a debian stable podem ficar cada vez mais importantes.

    Eder S. G. (Jordan) (usuário não registrado) em 16/11/2012 às 2:19 pm

    Boa tarde a todos os participantes do BR-Linux.

    Utilizo o s. o. Debian GNU Linux desde 2003. Atualmente, em meus desktops, utitizo a versão 7 codinome Wheezy (ainda em testes / testing) e nos servidores a versão 6 codinome Squeeze. Não tenho do que reclamar, pelo contrário, somente divulgar. Vida longa a nossa distribuição favorita!

    TTO (usuário não registrado) em 16/11/2012 às 2:41 pm

    Lex parabéns pelo Blog. Se tiver mais pessoas participando o tempo de lançamento realmente pode ser reduzido?

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 16/11/2012 às 4:05 pm

    @Eder S. G. (Jordan)

    A mesma situacao da minha casa:

    Servidor de arquivos <- debian gnu/Linux Squeeze

    Dois computadores e um laptop <- debian gnu/Linux Wheezy

    Debian soh me dah alegria.

    Daniel Radicchi (usuário não registrado) em 16/11/2012 às 5:41 pm

    Em casa, bem como nos desktops e servidores da empresa, venho utilizando a versão estável atual (6.06). Pergunta para os que já estão com o “Wheezy” em seus desktops: Tudo funciona legal? O Gnome 3 é utilizável?

    syn (usuário não registrado) em 17/11/2012 às 9:40 am

    a distribuição que tenho no coração.

    joaocep (usuário não registrado) em 17/11/2012 às 9:50 am

    @ronaldo

    Cara, matei essa semana um Servidor que instalei em 2005 rodando Debian 3.0, como a única tarefa dele era dividir a internet de um depósito o P4 cavernoso (mas Intel) está lá – 100% em pé.

    Acabo de citar a estabilidade, mas fazer o dist-upgrade é extremamente simples, e mesmo nos casos onde jurava que fosse dar M. nunca tive problemas.

    já o Ubuntu ….

Este post é antigo (2012-11-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.