Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Tablet militar russo baseado no Android exclui o Market por questões de segurança

Via info.abril.com.br:

O governo russo irá desenvolver um tablet para uso militar baseado no sistema operacional Android.

O dispositivo, que recebeu o nome de RoMOS, será utilizado apenas pelo Ministério de Defesa da Rússia, mas uma versão comercial também deverá ser produzida.

O sistema do tablet trará todas as funcionalidades do Android, mas sem a associação do controle de privacidade criada pelo Google quando coleta dados dos usuários.

“Nós excluímos o Google Market por questões de segurança”, relatou o governo russo.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-09-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Glauco (usuário não registrado) em 4/09/2012 às 9:33 am

    Para uso militar com certeza deve ser excluída qualquer aplicação do Google, já que privacidade para o Google tem outro significado.

    Spif (usuário não registrado) em 4/09/2012 às 10:33 am

    Isso que sempre me intrigou no Android: Como garantir a privacidade do usuário?

    Eu confesso que estou sempre alerta pra algo que fale sobre isso, pois uma idéia de mod que não seja fraco com privacidade, é até atraente.

    O exército norte-americano também retirou o Play, lógico e evidente que é uma questão de segurança, os usuários do sistema só podem instalar o que está homologado. Creio que uma empresa privada mais atenta nessa questão poderia seguir essa mesma linha nos telefones corporativos que dão a seus funcionários.

    Mas a notícia acima trouxe uma outra questão, a privacidade. Claro que os governos/exércitos dos EUA e da Rússia, não gostariam que a Google ou qualquer outra empresa seja capaz de rastrear os utilizadores dos dispositivos, mas creio que os próprios governos gostariam desse poder.

    É claro que uma informação seria privilegiada, e acho bem provável que os governos adaptaram as ferramentas existentes (além de produzirem suas próprias) para que as monitorações sejam feitas pelas próprias equipes de segurança, sem deixar vazar nada para fora. Seria seguir a linha: “a privacidade de meus usuários é algo que devo defender, mas não de mim mesmo”.

    Rodrigo Amorim (usuário não registrado) em 4/09/2012 às 1:16 pm

    Só uma dúvida: se é para uso militar, por que confiar até mesmo no Android? Ou eles (assim como o Brasil) não tem capacidade de construir algo próprio para uso militar, governo, etc? :/

    Acredito que, por questões de segurança nacional, qualquer país que se preze precisa criar suas próprias soluções, e nunca, Nunca, NUNCA confiar em uma empresa (mesmo sob contrato governamental) para criar o “núcleo”, o sistema operacional nem as camadas superiores, de seus sistemas estratégicos (segurança, administração, etc).

    Pior ainda é pegar um sistema operacional “praticamente fechado” (se não me engano, apenas uma pequena parte do Android é “aberta”) para criar soluções de uso militar…

    Renato (usuário não registrado) em 4/09/2012 às 1:34 pm

    @Rodrigo Amorim

    O Android é Open Source assim como o Kernel Linux que lhe dá base. O que geralmente não é aberto são dos drivers dos dispositivos e os protocolos. Mas para um governo que vai comprar em massa creio que seja fácil conseguir os fontes para inspecionar e gerar os builds por si mesmo.

    Illidan (usuário não registrado) em 4/09/2012 às 1:35 pm

    Realmente congelaram o android =P

    Porfírio (usuário não registrado) em 4/09/2012 às 1:36 pm

    É mais do que certo excluir um mercado orientado a usuários civis em equipamentos militares e governamentais. Aparelhos como esses devem ter um mercado especialmente construído para a função. A mesma lógica deveria ser usada para devices de uso corporativo.

    O Google Play é uma loja padrão para o público em geral. Mas o ecossistema Android prevê lojas alternativas e elas são inclusive recomendadas.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 4/09/2012 às 3:51 pm

    Vantagem do Android frente os outros.

    Patent trolls maçãnicos e de redmond só podem chegar perto disso, e depois de muitos acordos.

    Já no caso de sistemas abertos, basta baixar, e tendo cacife(tecnológico e recurso$), customizar.

    OlavoBillac (usuário não registrado) em 5/09/2012 às 11:14 pm

    o que muito me surpreende é a total ausência de permissões pulverizadas nativamente no android.

    self_liar (usuário não registrado) em 6/09/2012 às 6:16 am

    Não entendo o objetivo do assunto postado.É muito óbvio que as empresas vão bloquear as lojas de aplicativos.

    Rombo (usuário não registrado) em 6/09/2012 às 10:10 am

    comunistas eternos censores

Este post é antigo (2012-09-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.