Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


SQLite: uma introdução para desenvolvedores e administradores

O cada vez mais popular engine de banco de dados SQL SQLite é cada vez mais uma opção para projetos em variadas arquiteturas, e este artigo da OpenLogic apresenta uma excelente introdução ao seu uso, incluindo conceitos, a operação de criar e popular tabelas, emitir consultas e mais.

Estão presentes exemplos a partir da shell, e também em linguagens como Perl e PHP. Até mesmo um exemplo de exportação da base SQLite para importação pelo MySQL está presnte. Recomendado. (via openlogic.com – “An introduction to SQLite for developers and sysadmins”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-12-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Patola (usuário não registrado) em 7/12/2012 às 5:47 pm

    Nem sempre usar o sqlite é legal.

    rpm usa arquivos binários do sqlite para seus metadados, dpkg usa arquivos-texto. Fica bem mais fácil manipular os arquivos do dpkg por causa disso.

    Anitou (usuário não registrado) em 7/12/2012 às 6:56 pm

    @Patola… eu gosto do sqlite pra aprender e “ensinar” o sql e considero ele bem útil a que ele se propoe… mas realmente tem muita coisa que um arquivo texto é melhor… eu sempre prefiro o “texto” quando é possível, mas para programas que não terão enormes volumes de dados e não são tão faceis controlar por um “txt” eu uso sqlite, sem medo de estar contribuindo para o spaguetti… :) Eu acho sqlite bem divertido, como é o TCC.. e para por ai minha opinião…

    bsduser (usuário não registrado) em 7/12/2012 às 6:59 pm

    o FreeBSD adotou administracao de packages com sqlite,
    ficou bala…

    Brivaldo Jr (usuário não registrado) em 7/12/2012 às 9:58 pm

    http://wiki.bibliotecaunix.org/index.php/SQLite3

    Em português e com objetivo similar. :)

Este post é antigo (2012-12-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.